Basílica celebra a Primeira Eucaristia de crianças e adolescentes em cerimônia emocionante

Foi muito compensador ver as crianças acompanhadas dos pais e parentes, depois de grande ansiedade, transbordarem de felicidades durante o evento

48174233_323634258235041_3588079403508170752_n (Copy)
Frei Arles de Jesus, as crianças e os catequistas ao final da bela cerimônia.

Emilton Rocha / Fotos: Angela Zolhof

Foi um sábado de muita emoção, principalmente para as 20 crianças e adolescentes que receberam a Primeira Eucaristia – ou Primeira Comunhão – no dia 8 de dezembro, no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos).

Após dois anos de preparação, encontros e retiros, os jovens foram apresentados ao Altar do Senhor no seu primeiro encontro com Jesus para receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz (o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade). Durante a catequese, as crianças foram conhecendo e se aprofundando na experiência cristã e, principalmente, na vivência comunitária descobrindo o que significa a comunhão. Na véspera do Segundo Domingo do Advento, todos eles fizeram a renovação das promessas do Batismo.

48252731_564423340667901_2641320301954072576_n (Copy)O ato religioso foi celebrado por Frei Arles de Jesus, reitor da Santuário Basílica de São Sebastião.

Tudo muito bem organizado, simples e emocionante. Para as catequistas Felipe, Luana e Sonia foi muito compensador ver as crianças acompanhadas dos pais e parentes, depois de grande ansiedade, transbordarem de felicidades durante o evento. Foi um momento único para todos. Ao final, para coroar a celebração, elas homenagearam a Imaculada Conceição.

Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.

Para receber a eucaristia, é necessário fazer a catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita com 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.

A coordenadora da Catequese, Aline Almondega, ou tia Aline como é carinhosamente tratada, informa aos pais e responsáveis que as crianças, a partir de 8 anos de idade, que desejarem conhecer e experimentar o amor de Jesus, que as matrículas para a Catequese se iniciam em fevereiro de 2019.

Para ampliar, clique 2 vezes na miniatura.

Artigo anteriorArquidiocese divulga o calendário da Trezena de São Sebastião
Próximo artigoAdvento: 7 respostas às perguntas mais comuns