Basílica abre inscrições para a Iniciação Cristã

A iniciação cristã completa a formação cristã recebida na família

famigliaPor Emilton Rocha / Pascom, com informações da Cúria Diocesana

Já estão abertas as inscrições para a Iniciação Cristã – Batismo, Catequese Infantil e Crisma –  no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos). O Sacramento da Crisma é para jovens a partir dos 15 anos, sem limite de idade. Adultos que não tiveram a oportunidade de participar da Catequese da Crisma podem e devem participar.

Iniciação Cristã é o nome que se dá ao processo pelo qual uma pessoa é incorporada ao mistério de Cristo, morto e ressuscitado, tornando-se discípula de Cristo. Esta transformação radical se realiza no âmbito da fé e supõe um itinerário catequético chamado Catecumenato, realizado em etapas. Este itinerário marcou os primeiros tempos da Igreja. Esta catequese levava a pessoa a fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo e seu Reino. O Catecumenato, também conhecido como Sacramento da Confirmação e crisma, é o sacramento que confirma e consolida a graça batismal e concede o dom especial do Espírito Santo, unindo, desta forma, o cristão a Cristo e à sua Igreja.

Não era apenas uma doutrina, um ensino, um catecismo; era um verdadeiro encontro, uma experiência de vida que encantava, empolgava, apaixonava o catecúmeno, no amor a Deus e aos irmãos.

Dá-se o nome de Iniciação Cristã, por que é o início de uma caminhada, um itinerário, com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade, transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário.

A iniciação cristã completa a formação cristã recebida na família. Acolhe crianças, adolescentes, jovens e adultos. Quando necessário e dentro das condições de cada um, ajuda na preparação aos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. A Crisma é inseparável do Batismo. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os “sacramentos da iniciação cristã”.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Paroquial, das 8h às 12h e das 14h às 18h, durante a semana no Santuário Basílica de São Sebastião (Frades Capuchinhos), à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca – Tel.: 2204-7900.

Artigo anteriorCampanha trata da “Fraternidade e a superação da violência”
Próximo artigoHoje é o Primeiro Domingo da Quaresma