Arquidiocese presenteia Rio de Janeiro com novo ponto turístico

Réplica do Cristo Redentor dez vezes menor que a original estará na Praia do Leme em maio como ponto turístico

Cristo_21042017185816
Cristo Redentor: réplica de 710 será instalada no Leme a partir de maio

Por Nice Affonso, com colaboração de Aline Soares/ArquiRio

O Cristo Redentor, até então somente a 710 metros de altura, no alto do Corcovado, a partir de maio estará mais próximo de todos nós: bem ali, na Praia do Leme, Zona Sul da Cidade. Uma réplica do Monumento-Símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, com 3,8 metros (dez vezes menor que a original), vai ser instalada num quiosque, na Orla Carioca, e se tornar mais um ponto turístico na Cidade Maravilhosa. A novidade é fruto de uma parceria entre empresários e a Arquidiocese do Rio também em prol da campanha de doações para a manutenção de todo o trabalho sociocultural desenvolvido pelo Santuário Cristo Redentor.

“Esse é um presente que a Arquidiocese dá para o Rio: um novo ponto turístico, onde a imagem do Cristo Redentor é, de fato, para todos. Acessível e muito mais democratizada, por estar num logradouro público, junto à praia. As pessoas poderão abraçar o Redentor e até fazer selfies, se assim desejarem, sem precisar pagar ingresso ou qualquer tipo de taxa”, explicou o Cônego Marcos William, Vigário Episcopal para Comunicação Social e Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

De acordo com o Sacerdote, a réplica — que respeita todos os detalhes do Monumento ao Cristo Redentor e levou um mês e meio para ser confeccionada por artesãos da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis — está pronta. Ela é desmontável e constituída por uma fibra especial ( a original é composta por pedra-sabão) e por estrutura de aço para aguentar as intempéries climáticas às quais vai estar exposta. Mas a data de sua instalação na orla ainda não foi definida.

“O diferencial desta réplica no Leme é que ela vai acompanhar a vida do Cristo Redentor original. O que acontecer lá em cima, como uma iluminação especial, por exemplo, acontecerá também aqui embaixo”, destacou Cônego Marcos.

Leme por quê?

“Escolhemos o Leme porque já temos ali, ao lado, a Princesinha do Mar. É muito movimentada a praia de Copacabana, enquanto que o Leme ainda guarda aquela atmosfera bucólica, é um bairro onde as pessoas vão porque, de fato, querem contemplar a natureza. É muito também do que lembra a música do Tim Maia, “Do Leme ao Pontal”, já que, quando você também está do alto do Corcovado, enxerga do Leme ao Pontal. Então, nada mais justo do que colocarmos essa imagem no Leme, para fluir toda a sua energia até o Pontal, e, ultrapassando o Pontal, atingir o mundo todo”, explicou o Sacerdote.

Finalidade Pastoral

De acordo com o Cônego Marcos William, a imagem do Cristo Redentor na orla também será utilizada pela Igreja com uma finalidade pastoral. Vários movimentos religiosos poderão passar a ter o Leme como um novo ponto de referência para eventos.

Amigos do Cristo, Amigos de Fé

O Cristo Redentor no Leme é também o marco de uma nova fase de ativação da campanha Amigos do Cristo, Amigos de Fé, lançada em 2016 pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A primeira etapa visou informar que a Instituição nunca recebeu recursos da bilheteria de acesso ao Corcovado, que sempre esteve sob os cuidados do Parque Nacional da Tijuca. Agora, a ideia é avançar na arrecadação de fundos para a manutenção das ações sociais e culturais realizadas pelo Santuário Cristo Redentor mostrando como as pessoas podem, efetivamente, doar, no Brasil e também no Exterior.

Formas de colaborar

Muitas formas de colaborar vão ser apresentadas até o final deste semestre, quando a segunda etapa da campanha terá início:

“Há a ideia de um totem ser colocado próximo à réplica da imagem… Além de fazer a foto, a pessoa poderá, na mesma hora, ali do quiosque, se tornar participante da campanha, se tornar Amiga do Cristo, e doar. Mas, se, por exemplo, ela apenas quiser frequentar esse quiosque, já estará colaborando, porque parte do valor do que ela comer e beber (está em contrato) será destinada à campanha”, explicou o Cônego Marcos.

Quando uma instituição abraça a causa “Amigos do Cristo, Amigos de Fé” ela ganha um selo. E no local passa a existir a logo da Campanha, até mesmo nas peças internas, para que todos saibam que parte do lucro daquele local é destinada a essa causa.

O Quiosque Divo, que vai ser inaugurado às 18h do dia 5 de maio, vai ser a primeira empresa a receber o selo da campanha.

Artigo anteriorEntrevista: Frei Rogério Goldoni Silveira
Próximo artigoCNBB lança novo portal para fortalecer a ação evangelizadora da Igreja no Brasil