Arquidiocese do Rio divulga normas para a prevenção do Coronavírus nas paróquias

Eventos pastorais e reuniões, com aglomeração de fiéis, a nível de Vicariatos, Foranias e Paróquias, estão suspensos nos próximos quinze dias

rezandoigrejamulherPascom, com informações da ArquiRio

Considerando a pandemia pela qual passa o mundo e o Decreto Estadual e Municipal que trata de medidas preventivas públicas sobre a doença provocada pelo novo Coronavírus, conhecida como COVID-19, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, colaborando com as atividades públicas governamentais, estabeleceu as seguintes normas em comunicado divulgado no dia 13 de março:

“1 – Multipliquem-se a quantidade de missas dominicais, com mais espaço físico entre os fiéis, e que não sejam longas, mas celebradas com piedade e devoção.

2 – As pessoas idosas que não puderem participar das missas dominicais estão dispensadas do cumprimento do preceito eclesiástico, já são disponibilizadas as missas com transmissão via internet (WebTV Redentor), TVs, Rádios, e demais redes católicas. As paróquias disponibilizem as missas transmitidas via web aos fiéis.

3 – Sejam suspensos os mutirões de confissões, e que os sacerdotes nas paróquias fiquem disponíveis para as confissões individuais nos períodos de cada dia, nas próximas três semanas.

4 – As Vinte e Quatro Horas Para o Senhor sejam celebradas nas paróquias de modo singelo.

5 – A Catequese está suspensa por quinze dias.

6 – Todos os eventos pastorais e reuniões, com aglomeração de fiéis, a nível de Vicariatos, Foranias e Paróquias, sejam suspensos nos próximos quinze dias.

7 – Mantêm-se as orientações pastorais Arquidiocesanas dadas no dia 28 de fevereiro para a prevenção do Coronavírus nas celebrações eucarísticas. Recomenda-se maior higienização dos espaços públicos e facilitar o uso de álcool gel para os fiéis.

Rio de Janeiro, 13 de março de 2020-03-15 Dom Juarez Delorto Secco

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Moderador da Cúria Metropolitana”

Artigo anteriorHoje a Igreja celebra São Longuinho, o soldado que perfurou o lado de Jesus