Amigo da Basílica, Armando Nembri recebe Medalha de Mérito da Inclusão 2017

“Foi um momento muito especial em minha vida, amigos. O reconhecimento bateu forte em minha alma”

Armando Nembri nasceu com surdez profunda em função da Síndrome de Goldenhar, conforme o diagnóstico dado, em 1997, por um dos mais conceituados Especialistas em Genética Médica do Brasil. Professor e escritor, ele tem, apesar de sua deficiência física, sua vida caracterizada por uma enriquecedora, excitante e esclarecedora caminhada repleta de intensas, memoráveis e valiosas emoções. É o que se percebe quando do convívio com ele.

Sua trajetória foi contada, com mais detalhes, no livro “Ouvindo o Silêncio: Surdez, Linguagem e Educação”, obra que se destina a educadores e pais interessados em conhecer e compreender um pouco mais a vida de um surdo profundo e dos desafios que ele enfrentou para alcançar a formação universitária e uma profissão.

Untitled design
Armando Nembri exibe a Medalha de Mérito da Inclusão 2017

Nembri conseguiu concluir três Especializações, um MBA, dois Mestrados e um Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual teve a dádiva de ser o primeiro surdo profundo do país a obter a aprovação em primeiro lugar.

Com muita inteligência e uma sensibilidade extrema, Armando entende o que as pessoas falam através da leitura labial e pela observação das expressões faciais. A capacidade é tão desenvolvida a ponto de a mulher dele dizer que às vezes se esquece que o marido é surdo. Mais do que isso, ele também aprendeu a se comunicar em três línguas e tornou-se o primeiro surdo a fazer doutorado no Brasil.

No depoimento abaixo, ele relata suas participações em congressos da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial de Portugal, que culminou com o recebimento da Medalha de Mérito da Inclusão 2017:

“O evento, do qual participei, foi o “V Congresso Internacional da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial de Portugal – ANDEE”, com o tema Educação, Inclusão e Inovação.

Com a benção de Deus, participo dos congressos da ANDEE desde o seu primeiro congresso, os quais acontecem a cada dois anos. Seus coordenadores, entre eles Luzia Mara Lima-Rodrigues e David Rodrigues (autoridades mundiais no tema da “Educação Especial e Inclusiva”) e o professor David Rodrigues, presidente da ANDEE, conhecem meu trabalho. Assim, além de participar dos congressos promovidos pela ANDEE, tive a oportunidade de estar presente no Congresso Mundial de Educação Inclusiva, também promovido pela ANDEE, em 2015.

Em todos os congressos mencionados, apresentei trabalhos sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Sendo um tantinho conhecido pelos coordenadores citados, convidei-os para a defesa de minha tese de doutorado, em julho do ano passado. Eles vieram acompanhados da Professora Dra. Fernanda Rodrigues, que desenvolve a sua ação em prol das políticas inclusivas e de combate à pobreza e exclusão social, atuando inclusive na ONU. A Professora Dra. Luzia Mara participou da minha banca examinadora do doutorado.

Todos os mencionados aqui conheceram o meu trabalho voltado para a inclusão em seu lado prático, haja vista que já conheciam minha posição nos trabalhos apresentados nos Congressos que participei sob a chancela da ANDEE. Foi assim que recebi o comunicado que, com o voto unânime da ANDEE, meu nome foi aprovado para ser o único não português homenageado este ano. Os homenageados foram:

Ana Sofia Antunes – Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Jorge Falcato – Deputado Federal Independente.

Inês Sim-Sim – Consultora no apoio a políticas educativas de países africanos lusófonos.

Adalberto Fernandes – Representante de Portugal no Grupo de Trabalho do Conselho Europeu ligado a Tecnologias e Informação.

Álvaro Laborinho Lúcio – Juiz do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal.

Escola da Ponte – Uma das referências mundiais na educação inclusiva, muito conhecida por quem tramita pelo mundo inclusivo mundial.

E eu.

Em suma…

A Medalha de Mérito da Inclusão 2017 foi dada para mim como “Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação e persistência que tem devotado à educação em geral e à educação inclusiva em particular”, conforme consta do diploma recebido junto com a Medalha.

Uma observação…

A Medalha foi dada na presença do Sr. Presidente da República Portuguesa, Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, e na presença do Sr. Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial de Portugal, Professor Dr. David Rodrigues.

Foi um momento muito especial em minha vida, amigos. O reconhecimento bateu forte em minha alma.

Hoje, cá entre nós, sei que tudo na vida tem um porquê. Temos que fazer, sempre, a nossa parte… e da melhor maneira possível.”

E. Rocha / Pascom

Artigo anteriorProcissão, aclamação e cânticos marcaram a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida
Próximo artigoCoral de São Sebastião: para quem gosta de louvar a Deus através da música