A música que vai animar a Jornada da Juventude 2021

O ritmo da música pretende dar o tom à festa, que será celebrada no mês de novembro, em cada diocese

Levantate-4

Por Aleteia

Com o título em português “Jesus disse-me: ‘levanta-te!’”, acaba de ser lançada a música que animará a Jornada Mundial da Juventude em 2021.

Neste ano, de acordo com as novas disposições do Papa Francisco, a Jornada da Juventude ocorrerá em nível local, ou seja, em cada uma das dioceses do mundo. A próxima Jornada, que reunirá o Papa e os jovens num evento mundial, acontecerá em 2023, em Lisboa.

►Veja o vídeo aqui
Jovens protagonistas da Igreja

A canção foi produzida e publicada pela Fundação Ramón Pané, através do programa Cristonaut @ s. Visa encorajar os jovens a serem protagonistas do cristianismo nestes momentos decisivos que a Igreja vive.

A letra surgiu após um processo de reflexão, segundo o método da Lectio Divina do Ir. Ricardo Grzona, Diretor Executivo da Fundação Ramón Pané.

“Ao nos projetarmos para ver como seria a composição musical, passamos a ver nossa Igreja, a entendê-la, a ver o que a juventude de hoje segue e fizemos o que o primeiro evangelizador da América, Ramón Pané, fez em 1494, ‘inculturar’ nós mesmos e sugerimos ritmos contemporâneos ”, explica Irmão Ricardo Grzona.

Em três idiomas: espanhol, inglês e português

Por isso, na produção do vídeo, a Fundação Ramón Pané reuniu alguns dos mais conhecidos cantores católicos cristãos de diversos países.

“Juntamo-nos a eles para cantar a primeira música em três línguas (espanhol, português e inglês). Acreditamos que será a primeira música com essas características na Igreja e, talvez, no mundo secular ”, acrescenta o diretor executivo da Fundação Pané.

Além disso, ele acrescenta: “Queremos dar aos jovens instrumentos de reflexão, de oração e encorajá-los a participar na Jornada Mundial da Juventude”.

“Levanta-te!”, lema da Jornada de 2021

Conforme relatado pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida, da Santa Sé, o tema escolhido pelo Santo Padre para a Jornada Diocesana da Juventude de 2021 será: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” (cf. Atos 26,16).

O Papa Francisco determinou que a Jornada Diocesana da Juventude seja celebrada este ano no Domingo de Cristo Rei, 21 de novembro.

“Este caminho espiritual marcado pelo Pontífice continua em coerência com a reflexão iniciada na última Jornada Mundial da Juventude no Panamá em 2019 e com o caminho sinodal, em particular com a Exortação Apostólica Christus vivit”, explica o Ir . Grzona.

Levanta-te, “acorda para a vida”

“Este tema apresenta o convite aos jovens a ‘levantar-se’, para se apressarem em viver o chamado do Senhor e difundir a boa nova, como fez a Virgem Maria depois de ter pronunciado o ‘Aqui estou’”, esclarece Grzona.

De fato, enfatiza Grzona, o verbo “’levantar-se” no texto original de São Lucas também tem o significado de’ ressuscitar ‘,’ despertar para a vida ‘. Isso é apresentado em um vídeo lírico (para poder ser cantado nas três línguas) ”.

Vozes de jovens de todas as Américas

Entre os cantores que participaram do videoclipe de lançamento, estão artistas de toda a América. Os representantes de língua portuguesa, por exemplo, são: Marcos Tonasse e Frei Renã Barros.

“Os cantores se uniram em uma experiência internacional, para mostrar que jovens de todos os países podem participar”, diz o irmão Grzona.

Artigo anteriorSanto do dia 17 de agosto / SANTA BEATRIZ DA SILVA MENEZES
Próximo artigoAtor de Transformers viverá padre Pio da Pietrelcina em filme