2 de novembro de 2020

A cada 2 de novembro, é possível ganhar indulgência plenária a um ente querido falecido

É necessário seguir as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice

AngelPurgatorio_WikipediaDominioPublico_301015No dia 2 de novembro, na comemoração de todos os fiéis defuntos, é possível ganhar indulgência plenária para a alma de um ente querido, familiar ou amigo, que já faleceu.

O Papa Francisco explicou, em 30 de outubro de 2013, que, assim como os santos intercedem diante de Deus por nós, podemos rogar ao Senhor pelas almas do purgatório.

“Todos os batizados da terra, as almas do Purgatório e todos os beatos que já se encontram no Paraíso formam uma única grande Família. Esta comunhão entre a terra e o Céu realiza-se especialmente na prece de intercessão”, disse naquela ocasião.

Segundo a Indulgentiarum Doctrina (Norma 15), um católico pode ganhar indulgência plenária por um defunto “em todas as igrejas, oratórios públicos ou semipúblicos – para os que legitimamente usam desses últimos”.

É necessário seguir as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

Neste ano, a Santa Sé decidiu que, nos lugares onde as medidas adotadas para evitar o contágio por coronavírus dificultam a frequência aos cemitérios, amplie-se a todo o mês de novembro as indulgências plenárias para os fiéis defuntos por ocasião do Dia de Todos os Fiéis Defuntos.

_________________

Design sem nome (3)Momento de oração no Memorial Frei Nemésio

Hoje, dia de Finados, Frei João Carlos e Frei Rafael visitaram o Memorial do querido Frei Nemésio Bernardi (no detalhe), falecido no dia 4 de fevereiro de 2016, aos 88 anos, onde fizeram um momento de oração.

O Memorial Frei Nemésio Bernardi foi inaugurado no dia 23 de junho de 2019, com uma Celebração Eucarística, precedida por uma ladainha, no Santuário Basílica de São Sebastião. Durante uma Santa Missa, os restos mortais do frade foram transladados para seu local definitivo – o memorial, que está localizado na antiga capela do batismo onde uma bela cripta sustenta uma pia com água benta.

E. Rocha / Foto: Alerrandro Teófilo

clear