Mensagem do Papa Francisco para 2021: 15 frases em destaque

“Começamos o Ano Novo colocando-nos sob o olhar materno e amoroso de Maria Santíssima”

web3-pope-francis-manger-nativity-afp-000_8Y22K6Mensagem do Papa Francisco para 2021: destacamos 15 frases que ele pronunciou no Ângelus deste dia 1º de janeiro, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, fazendo votos de um ano repleto de solidariedade fraterna e paz.

Confira os seguintes destaques da primeira mensagem do Papa neste novo ano:

• “Começamos o Ano Novo colocando-nos sob o olhar materno e amoroso de Maria Santíssima, a Mãe de Deus”.
  • “Retomamos nosso caminho pelas veredas do tempo, confiando nossas angústias e nossos tormentos Àquela que pode fazer todas as coisas”. “Maria nos olha com ternura materna, assim como olhava para seu Filho Jesus”.
  • “Nossa Senhora quer nos segurar em seus braços para nos proteger, como protegeu e amou o seu Filho”.
  • “O olhar reconfortante e consolador da Virgem Santíssima é um encorajamento para fazermos que esse tempo, que nos é dado pelo Senhor, seja gasto para o nosso crescimento humano e espiritual; que seja um tempo para remover os ódios e as divisões, e existem muitas; que seja um tempo para sentir que somos todos mais irmãos e irmãs; que seja um tempo para construir e não para destruir, cuidando uns dos outros e da criação. Um tempo para fazer crescer, um tempo de paz”.
  • “Os dolorosos acontecimentos que marcaram o caminho da humanidade no ano transcorrido, especialmente a pandemia, nos ensinam como é necessário interessar-nos pelos problemas dos outros e compartilhar as suas preocupações. Esta atitude representa o caminho que leva à paz, pois favorece a construção de uma sociedade fundada em relações fraternais”.
  • “Cada um de nós, homens e mulheres do nosso tempo, é chamado a realizar a paz: cada um de nós. Não sejamos indiferentes a isso”.
  • “Somos todos chamados a realizar a paz todos os dias e em todos os ambientes da vida, estendendo a mão ao irmão que precisa de uma palavra de conforto, de um gesto de ternura, de uma ajuda solidária. Para nós, esta é uma tarefa dada por Deus. O Senhor nos dá a tarefa de sermos operadores de paz”.
  • “A paz pode ser construída se começarmos a estar em paz conosco, em paz por dentro, no coração; conosco e com as pessoas ao nosso redor, removendo os obstáculos que nos impedem de cuidar de quem está necessitado e na indigência”.
  • “Trata-se de desenvolver uma mentalidade e uma cultura do cuidar, a fim de derrotar a indiferença, vencer o descarte e a rivalidade, indiferença, descarte e rivalidade que infelizmente prevalecem”.
  • “A paz não é apenas a ausência de guerra, mas uma vida rica em sentido, contextualizada e vivida na realização pessoal e na partilha fraterna com os outros”.
  • “Essa paz tão almejada e sempre ameaçada pela violência, pelo egoísmo e pela maldade, aquela paz colocada em perigo, torna-se possível e realizável se eu a considerar como uma tarefa que me foi doada por Deus”.
  • “A Virgem Maria, que deu à luz o Príncipe da Paz e que o mima com ternura em seus braços, obtenha para nós, do céu, o precioso bem da paz, que não podemos perseguir plenamente apenas com a força humana”
  • “Somente as forças humanas não são suficientes, porque a paz é sobretudo um dom, um dom de Deus: deve ser implorada com oração incessante, sustentada por um diálogo paciente e respeitoso, construída através de uma cooperação aberta à verdade e à justiça e sempre atenta às legítimas aspirações dos indivíduos e dos povos”.
  • “Meu auspício é que a paz reine no coração dos homens e nas famílias; nos lugares de trabalho e de lazer; nas comunidades e nas nações”.
  • “A todos estendo meus cordiais votos de um feliz e sereno 2021. Cada um de nós procure fazer com que seja um ano de solidariedade fraterna e de paz para todos; um ano repleto de confiança e de esperanças, que confiamos à proteção celestial de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe”.

_________

Por Francisco Vêneto / Aleteia

Artigo anteriorSanto do dia 5 de janeiro / SÃO JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN
Próximo artigoSantuário realiza obras de melhorias na Capela São José e Creche Chapeuzinho Marrom, no Turano