‘24 Horas para o Senhor’: paróquias do Vicariato Norte têm programação diversificada

“Será um momento em que todas as paróquias farão a experiência de estarem 24 horas na presença do Senhor, através da Eucaristia.” Padre Aldo de Souto Santos, Vigário Episcopal do Vicariato Norte

portal-img-25319Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará, nos dias 29 e 30 de março, mais uma edição do evento “24 Horas para o Senhor”. Nos vicariatos, paróquias e capelas o clero arquidiocesano começa a se organizar e a animar os fiéis a mostrarem o rosto da Igreja em saída, pelas ruas da cidade. Serão 24 horas de igrejas abertas, missões de evangelização e momentos de oração e reflexão quaresmal em comunidade.

Promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, a iniciativa “24 Horas para o Senhor” é uma jornada apostólica, em unidade com o Santo Padre. Nesta sexta edição, o tema é do Evangelho de São João, “Nem eu te condeno (Jo 8,11)”, e esta passagem se propõe contemplar a imagem de Jesus que, ao contrário da multidão reunida para julgar e condenar, oferece sua infinita misericórdia, como uma oportunidade para acolher a graça e uma nova vida. A ação acontecerá durante o Tempo da Quaresma, exatamente para reinflamar os corações dos batizados, oferecendo-lhes a ocasião de se reaproximarem de Deus e, por meio do Sacramento da Reconciliação, retomarem sua caminhada de fé, restaurando a comunhão com a Igreja, em preparação para a Páscoa.

Já as missões de evangelização, durante essas 24 horas, têm por objetivo mostrar o rosto do Pai das Misericórdias aos que ainda não O conhecem ou resistem ao Seu amor, manifesto em Seu Filho Jesus Cristo – crucificado, morto e ressuscitado, pela salvação de todos.

Nos vicariatos da arquidiocese, as paróquias prepararam uma programação bastante diversificada. Confira a programação do Vicariato Norte:

“Com muita alegria vamos realizar o ‘24 Horas para o Senhor’, em nosso vicariato, com o envolvimento de todas as paróquias, que já se preparam com uma programação própria e que inclui vias-sacras, na sexta-feira, dia 29, com os diversos movimentos, pastorais e serviços, pelas ruas e praças dos nossos bairros, onde estão localizadas as paróquias. No dia 30, teremos o Terço da Divina Misericórdia, transmitido pela Rádio Catedral, na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca, com adoração eucarística e celebrações diversas, com a participação de todas as paróquias do vicariato, e encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Acreditamos que serão momentos fortes de vivência da fé, sobretudo através do Sacramento da Reconciliação, pelo atendimento às confissões. Será um momento em que todas as paróquias farão a experiência de estarem 24 horas na presença do Senhor, através da Eucaristia, e de irem ao encontro dos irmãos e irmãs, como Igreja missionária, viva, efetivamente em ação”, explicou o vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Aldo de Souto Santos.

No Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), a programação é a seguinte:

SEXTA-FEIRA, 29

17h – Terço com Associações

18h – Missa presidida pelo Reitor da Basílica, Frei Arles de Jesus

19h – Via Sacra

20h30 – Adoração ao Santíssimo

SÁBADO, 30

7h – Missa presidida pelo Ministro Provincial, Frei Luiz Carlos Siqueira

9h – Missa presidida pelo Guardião da Fraternidade, Frei João Carlos

10h – Exposição do Santíssimo

15h30 – Terço da Misericórdia – Terço dos Homens

17h – Missa de encerramento presidida pelo Reitor da Basílica, Frei Arles de Jesus