Você sabia que os cardeais têm igrejas-título em Roma?

Foto: Padre Robson Caramano

Descubra as igrejas romanas atribuídas aos cardeais do Brasil, simbolizando sua conexão com a Igreja universal

Luciana Gianesini / A12 Redação

Você sabia que os cardeais, incluindo os sete do Brasil, são ligados a igrejas históricas da capital italiana?

Essa ligação não é apenas simbólica: trata-se de uma antiga tradição da Igreja que reforça o vínculo dos cardeais com o Papa e com o clero de Roma.

Quando um bispo é nomeado cardeal, ele recebe o título de uma igreja romana, como sinal de sua participação no governo universal da Igreja e de sua comunhão com o Papa, Bispo de Roma. Assim, ainda que exerçam suas missões em dioceses brasileiras, esses cardeais passam a integrar, simbolicamente, o clero romano.

Atualmente, os sete cardeais brasileiros participantes do conclave possuem igrejas-título em Roma.

Conheça cada uma delas:

Fotos: Reprodução/ Wikipedia

1. Basílica de Santa Cruz — Cardeal Sérgio da Rocha

Localização: Via Flaminia, Roma – Curiosidade: Esta é uma das igrejas mais antigas de Roma, com origens que remontam ao século IV.

2. Igreja de São Gregório Magno — Cardeal Jaime Spengler

Localização: Magliana Nova, Roma – Curiosidade: A igreja mantém uma tradição de vínculo com o episcopado brasileiro, tendo sido anteriormente titularizada pelo cardeal brasileiro Geraldo Majella Agnelo.

3. Igreja de Santo André — Cardeal Odilo Pedro Scherer

Localização: Quirinal, Roma – Curiosidade: É uma obra-prima do arquiteto Gian Lorenzo Bernini, sendo um exemplo notável da arquitetura barroca romana.

4. Santa Maria Mãe da Providência — Cardeal Orani João Tempesta

Localização: Bairro de Monteverde, Roma – Curiosidade: A igreja foi construída com base num projeto do arquiteto Tullio Rossi e é conhecida por seu grande afresco, obra do pintor Igino Cupelloni, que retrata “Maria em Glória”.

5. Igreja de São Bonifácio e Santo Aleixo — Cardeal Paulo Cezar Costa

Localização: Monte Aventino, Roma – Curiosidade: A igreja tem uma longa tradição de ligação com cardeais brasileiros, sendo anteriormente titularizada por Dom Joaquim Arcoverde, o primeiro cardeal da América Latina.

6. Igreja de Santa Helena — Cardeal João Braz de Aviz

Localização: fora da Porta Prenestina de Roma – Curiosidade: A igreja é dedicada a Santa Helena, mãe do imperador Constantino, e está situada fora da antiga Porta Prenestina, uma das portas das muralhas aurelianas de Roma.

Entenda mais

A Igreja Católica conta com três ordens de cardeais: cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. Os cardeais-presbíteros, categoria em que se enquadram os brasileiros citados, recebem a titularidade de uma paróquia romana, mesmo continuando a exercer seu ministério fora da Itália.

Artigo anteriorSanto do dia 8 de maio: São Vítor
Próximo artigoCardeais brasileiros rezam diante de imagem de Nossa Senhora Aparecida antes do conclave