O Espírito Santo quer se derramar em nossos corações; precisamos estar abertos a Ele
Rubens Lace, pelo Hozana / Aleteia
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo… Assim invocamos o nome do Senhor. Enquanto Jesus glorifica o Pai, o Espírito Santo glorifica Jesus. O Espírito não veio para ser glorificado, não é o centro. Ele conduz os cultos e nos leva ao centro que é Jesus e sua obra. A convicção de que somos os filhos de Deus vem do Espírito Santo.
Ainda hoje algumas doutrinas negligenciam a terceira pessoa da Trindade. No princípio da cristandade se cultuava muito a Deus e seu Filho. E pouco, ou quase nada o Espírito. No entanto Ele é Deus, habita em nós conduzindo-nos na fé e aos arrependimentos dos pecados. Ele é uma pessoa e não uma energia que nos guia e controla a Igreja. Ele conduz os nossos passos, como por exemplo em Atos dos Apóstolos (16, 8-9). Nessa passagem, Paulo, que viajava em Missões, já tendo seus planos de ir a determinado lugar, se viu conduzido pelo Espírito para Macedônia. Ele mudou os seus planos e deixou que o Espírito o conduzisse para onde Ele queria.
A primeira menção de Jesus ao Espírito foi quando disse que rogaria ao Pai e este enviaria o consolador. O Espírito é colocado assim na mesma condição de Deus e de Seu Filho. Hoje o Espírito Santo permanece com o mesmo papel junto a nós. Aquele papel que também tinha Jesus com os apóstolos: amigo, conselheiro, pastor, advogado, consolador. Este é o Espírito Santo em nossas vidas. Ele caminha com o Cristão capacitando-o e conduzindo-o em uma vida de entrega, obediência e devoção a Deus.
Jesus disse a seus discípulos que eles seriam revestidos de poder – pelo Espírito Santo – para serem testemunhas Dele. Muitos pensam que a manifestação do Espírito Santo se dá apenas nas sensações físicas, nos milagres, nas línguas estranhas, na cura… De fato, Ele se manifesta nessas ocasiões, mas Ele é, principalmente, o Espírito da verdade que sempre esteve presente nesta terra. Como fica claro no Antigo Testamento, em várias passagens da Bíblia.
Mentiras, falsos ensinamentos, pecados, artimanhas de satanás… nada prevalecerá contra a Igreja de Cristo, justamente porque o Espírito Santo habita em nós!
Muitos são perseguidos por conta de sua fé e é o Espírito Santo que os dá a força necessária para continuar sendo testemunhos da Palavra de Deus. É o Espírito Santo que fala através deles. Quando na terra, Jesus falava por seus apóstolos, hoje o Espírito fala por nós. É assim que podemos ter certeza sobre a vida de Cristo e podemos testemunhar no Espírito, que nos transforma. Por meio dele damos testemunho daquele que não vimos, mas que amamos.
Ele nos convence de lutar contra o pecado e pela da justiça. O ser humano dificilmente admite que é ruim, depravado, impuro, egoísta, cruel, mau, invejoso. Por isso o Espírito Santo revela nossa maldade e percebemos como necessitamos da graça e do perdão de Deus.
O Espírito revelou à Igreja mistérios outrora ocultos. A função da Igreja é a união dos povos na perspectiva da volta, tão esperada, de Jesus. Pela ação do Espírito Santo, Ela nos dá anseio pela eternidade com Jesus.
E você? Está disposto a se deixar invadir pelo Espírito Santo a ponto de contagiar a todos ao seu redor? Estamos nos aproximando de Pentecostes, uma das festas vamos importantes da nossa Igreja. O Espírito Santo quer se derramar mais uma vez em nossos corações, para isso basta que estejamos abertos. Basta permitir que Ele entre e permaneça! Convido você a ser preparar a chegada do Espírito Santo com a novena online ao Espírito Santo, disponível na rede social de oração Hozana (clique aqui para se inscrever).
“Vinde Espírito Santo e enchei o coração dos vossos fiéis!”
Rubens Lace, pelo Hozana