Você conhece os recordes que a Igreja Católica tem no Guinness Book?

Wikipédia / Reprodução

Por A12 Redação

Muitas pessoas já conhecem o Guinness Book, um livro que registra anualmente diversos recordes reconhecidos internacionalmente, em termos de performance humana ou extremos da natureza. O que muitos ainda não sabem, é que a Igreja Católica está em algumas menções no livro. E selecionamos aqui alguns desses momentos.

1988 – A catedral com maior superfície do mundo

A Catedral de Santa Maria da Sé, em Sevilha, Espanha, entrou para o livro dos recordes em 1988 como a catedral com a maior superfície do mundo, totalizando 10.422,46 metros quadrados de área construída.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou a catedral de Santa Maria da Sé como Patrimônio da Humanidade e Bem de Excepcional Valor Universal.

1995 – O homem mais velho a ser ordenado sacerdote

Padre Harold Riley foi ordenado padre aos 91 anos pelo cardeal George Basil Hume, então arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales.

2001 – A maior cruz do mundo

A maior cruz do mundo é feita de pedra e tem 152,4 m de altura, que corresponde a 500 pés. Ela fica no topo de uma igreja e túmulo subterrâneo, no Vale dos Caídos, Madri, Espanha. Os braços da cruz atingem 46 metros de comprimento.

2006 – O menor exército do mundo

A Guarda Suíça Pontifícia da Cidade do Vaticano, responsável pela segurança da Santa Sé é o menor exército do mundo. O corpo militar foi incluído no livro dos recordes em 2006, quando contava com 110 soldados.

2011 – A maior confissão cristã

De acordo com o registro de 2011 no Guinness Book, a Igreja Católica é a maior denominação cristã do mundo.

Segundo o Anuário Pontifício 2022, que coleta informações sobre a presença da Igreja Católica no mundo, em 2020 havia 1,36 bilhão de católicos batizados. Esse número corresponde a quase metade dos cristãos do planeta.

2021 – A pessoa mais velha do mundo

Uma freira é a pessoa mais velha do mundo. A Irmã André, nascida Lucile Randon em 11 de fevereiro de 1904, completou 118 anos. Ela ainda é a sobrevivente mais velha da Covid-19 e o registro no livro marca que ela contraiu a Covid em janeiro de 2021.

2022 – A igreja modernista mais alta do mundo

A basílica da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha, é a igreja modernista mais alta do mundo, projetada no estilo modernista. Atualmente, a igreja tem138 m de altura, sendo sua parte mais alta uma torre dedicada à Santíssima Virgem Maria.

A expectativa é que quando a torre de Jesus Cristo, a mais alta das dezoito torres estiver concluída, ela atingirá 172,5 metros.

Fonte: ACI Digital / Guinness Book

Artigo anteriorMedalha milagrosa: um sacramental de amor
Próximo artigoPapa em Asti: como cidadão honorário, saúda os fiéis pelas ruas