Turismo no Vale do Mucuri ganha visitação autoguiada no Santuário Nossa Senhora dos Anjos

Lançamento foi realizado no dia 28 de julho no Seminário Internacional de Turismo Religioso por Frei Arles de Jesus

Frei Arles apresenta o chamado “Caminho Franciscano”, na sexta-feira, 28. / Foto: Samuel Martis

Luciana Thomé*

Em comemoração aos 150 anos da chegada dos franciscanos no Vale do Mucuri, e mesmo período de devoção a Nossa Senhora dos Anjos, a parceria entre a Ordem dos Frades Menores, o SEBRAE e Prefeitura Municipal de Itambacuri viabilizaram a criação do primeiro roteiro autoguiado no Santuário recém-reformado. O guia digital que foi lançado dia 28 de julho, durante o Seminário Internacional de Turismo Religioso em Itambacuri.

A criação do roteiro interpretativo foi uma proposta do SEBRAE, e sua concepção ocorreu através da Província dos Frades Menores Capuchinhos, com a colaboração do arquiteto especialista em espaço litúrgico, Fábio Sotero, e contou com apoio para produção fotográfica da Prefeitura Municipal de Itambacuri.

A partir de agora será possível visitar o Santuário e conhecer mais sobre sua história e sobre aspectos relevantes de sua arquitetura e simbologia. Os visitantes poderão baixar o guia digital através de QR Code. Acompanhado do guia, será possível observar 9 pontos de contemplação e entender o significado de cada um deles. É uma inovação para o turismo religioso regional.

A ação foi viabilizada através do Projeto Caminhos Franciscanos, a rota peregrina que tem sua culminância no Santuário Nossa Senhora dos Anjos, que após três anos de adequação do espaço litúrgico, será aberto ao público durante a grande Festa de Nossa Senhora dos Anjos – novena, shows de rua e a festa do dia 2 de agosto – em Itambacuri.

O objetivo da ação é valorizar ainda mais o patrimônio cultural e religioso de Itambacuri e do Vale do Mucuri, e oferecer aos turistas e visitantes uma nova experiência de interação com a história e a fé.

*Consultora do Sebrae no Projeto Caminhos Franciscanos

Artigo anteriorPor que o Padre parte a Hóstia e coloca um pedacinho no cálice?
Próximo artigoComo o turismo religioso tem ajudado famílias no interior de Minas