Setembro, mês da Bíblia: Santuário Basílica de São Sebastião convida para formação básica sobre o livro do profeta Ezequiel

Setembro: momento para refletir sobre a importância da Bíblia na vida cotidiana, suas lições de fé, amor e esperança.

Ezequiel foi um sacerdote e profeta hebreu que viveu durante o exílio dos judeus na Babilônia, no século VI a.C. e ficou conhecido por suas visões simbólicas e mensagens de esperança e renovação

Por Pascom*

Católicos leem e estudam a Bíblia? Sim! Além de variadas iniciativas de animação bíblica e da Liturgia da Palavra que comenta e reza sobre passagens bíblicas diariamente, no mês de setembro a Igreja celebra o Mês da Bíblia, desde 1947. Por que setembro? Em homenagem a São Jerônimo, que traduziu a Bíblia para o latim. A cada ano, um dos 73 livros da Bíblia é escolhido para ser estudado em setembro. Para este ano, foi selecionado o livro do profeta Ezequiel.

No dia 1º de setembro, domingo, das 10h às 11h15, no Santuário Basílica de São Sebastião, Salão Frei Nemésio, situado à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, haverá uma formação básica sobre esse livro, conduzida pelo catequista Nilson Perissé, que convida: “Venha conhecer Ezequiel e a atualidade de sua mensagem para nossa vida!”

Profeta Ezequiel

Profeta Ezequiel, sacerdote e profeta

O profeta Ezequiel é uma figura central no Antigo Testamento da Bíblia. Ele foi um sacerdote e profeta hebreu que viveu durante o exílio dos judeus na Babilônia, no século VI a.C. Conhecido por suas visões simbólicas e mensagens de esperança e renovação, Ezequiel desempenhou um papel crucial ao orientar e consolar o povo judeu em um período de grande desespero e incerteza.

Sua vida e ministério são marcados por diversos atos simbólicos que serviram para transmitir as mensagens divinas de maneira vívida e impactante ao povo. Através de suas palavras e ações, Ezequiel buscou reafirmar a fé dos judeus em Deus, chamando-os ao arrependimento e à obediência, e oferecendo-lhes a esperança de um futuro melhor, mesmo em meio às adversidades.

Porque setembro é o mês da Bíblia

São Jerônimo: tradutor da Bíblia

Para os católicos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês dedicado à Bíblia, porém, desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 desse mês é comemorado o dia de São Jerônimo. Ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC.

São Jerónimo foi um santo que traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim no século V. A sua tradução é conhecida como a Vulgata de São Jerónimo e foi a primeira edição da Bíblia impressa, a Bíblia de Gutenberg, em 1456. A Vulgata é considerada uma versão autêntica e com maior divulgação popular.

Setembro, mês da Bíblia, é um período especial para muitas comunidades cristãs ao redor do mundo. Durante este mês, diversas igrejas e grupos religiosos organizam eventos, estudos bíblicos e celebrações para aprofundar o conhecimento e a compreensão das Escrituras. É um momento para refletir sobre a importância da Bíblia na vida cotidiana, suas lições de fé, amor e esperança, e como seus ensinamentos podem ser aplicados para promover a paz e a justiça.

Além disso, setembro também é uma oportunidade para incentivar a leitura e o estudo da Bíblia em família, fortalecendo os laços entre pais e filhos e promovendo uma educação religiosa sólida desde a infância. Muitas pessoas aproveitam este mês para iniciar ou retomar a leitura sistemática dos textos sagrados, buscando inspiração e orientação espiritual.

*Com informações de Nilson Perissé

Artigo anteriorSanto do dia 22 de agosto: Nossa Senhora Rainha
Próximo artigoEntidades criticam regulamentação da venda de cigarros eletrônicos