Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90
Emilton Rocha, com CNBB
Com o tema “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”, a Igreja Católica no Brasil celebra, a partir deste domingo (14), Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família. Nesta edição, a série de encontros propostos pela Pastoral Familiar completa 30 anos evangelizando as famílias do Brasil. A aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração em todo o país foi em 1992.
“É tempo favorável para comemorar, celebrar e agradecer a Deus por esta caminhada e história tão bonita e profunda que mudou o rosto da Pastoral Familiar em todo o Brasil”, destacou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers.
“A Semana Nacional da Família é um momento forte de fé, de oração e de muita ação, muito trabalho. Os agentes da Pastoral Familiar se dedicam de corpo e alma, mas os frutos são espirituais, graças abundantes que Deus distribui graças ao amor, carinho e dedicação de cada agente da Pastoral Familiar, cada casal, por cada família conquistada neste período”, completou dom Ricardo.
Histórico
Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional. Neste ano, segue o tema proposto no X Encontro Mundial das Famílias, realizado em junho, e do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o fim de agosto, em Governador Celso Ramos (SC).
Relevância na sociedade
De acordo com Luiz e Khátia Stolf, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, nos últimos anos a Semana acabou atingindo outros públicos em escolas, associações e até nas câmaras de vereadores. “Cabe lembrar que em muitos lugares a Semana Nacional da Família tem sido objeto de projetos de lei em que a data passa a ser reconhecida e fazer parte do calendário de eventos do município”, explicou Luiz.
“A SNF é uma excelente ferramenta de evangelização. As famílias são as protagonistas, reunindo-se não só na sua comunidade eclesial, mas também em sua pequena igreja doméstica com a participação da família alargada como o Papa Francisco nos pede”, completou Khátia.
A programação no Santuário Basílica de São Sebastião
“Alinhados com o X Encontro Mundial das Famílias realizado pelo Papa Francisco em junho deste ano, faremos uma grande reflexão sobre a vida em família como um caminho para o alcance da santidade. Veremos que construir a família possível e encarnada no mundo, com seus erros e acertos, é exatamente a via que nos leva até a sagrada família de Nazaré”, escreveu Nilson Perissé, formado em Ciências Religiosas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e Catequista da Pastorais do Batismo e Crisma.
14 de agosto (domingo), 11h30 – Missa de abertura da Semana da Família
16 de agosto (terça-feira), 19h30 – “Terço pelas Famílias”
17 de agosto (quarta-feira), 19h30 – Palestra “Amor Familiar: vocação e caminho da santidade”, no Salão Frei Nemésio, com Nilson Perissé.
21 de agosto (domingo), 18h30 – Missa de encerramento da Semana da Família. Logo após, o tradicional cafezinho compartilhado.
Gesto Concreto
Como Gesto Concreto, o grupo escolheu doação de leite em pó, de preferência em pacotes que serão entregues às crianças cadastradas no Clube do Leite da igreja. A entrega deverá ser feita na Secretaria ou durante o ofertório das missas nos dias 13 (17h), 14 (em todas as missas), 20 (17h) e 21 de agosto (em todas as missas). A Pastoral Familiar e o Clube do Leite agradecem as doações.
Os coordenadores da pastoral esperam que haja um grande comparecimento ao “Terço Pelas Famílias”, no dia 16, à instigante palestra programada para o dia 17 e às missas de abertura e encerramento, respectivamente, nos dias 14 e 21.