“Sejam viciados no encontro com Jesus” e não no celular, diz o papa Francisco aos padres

Papa recebe padres latino-americanos / Vatican Media

Almudena Martínez-Bordiú | ACI Prensa

O papa Francisco recebeu em audiência hoje (28) no Vaticano os membros do Colégio Pio Latino Americano, a quem pediu que não sejam viciados nos celulares e não se esqueçam de “voltar a Ele, todas as noites, depois de um longo dia de lutas e cansaço”.

No discurso, o papa Francisco propôs como exemplo a imagem de santo André, um dos primeiros discípulos de Jesus, cuja festa é celebrada em 30 de novembro.

A partir do seu exemplo, pediu aos presentes que renovem todos os dias “o encontro com o Senhor, partilhar a sua Palavra, ficar em silêncio diante d’Ele para ver o que nos diz, o que faz, como se sente, como se cala , como ama”.

“Deixemos que seja ‘Verbo’ em nossas vidas e, se me permitem a imagem, deixemos que seja ‘conjugado’ em nós e através de nós”, disse o papa.

“Que Jesus tenha voz ativa em cada uma de nossas decisões! Somos seus ministros, pertencemos a Ele e Ele nos chamou para ‘estar com ele’. Isso é o que significa ser seus discípulos”, disse Francisco.

Discípulos e missionários

Ele também disse que santo André se tornou o primeiro “missionário” e convidou os presentes a seguir seu exemplo. “Também nos esperam os nossos irmãos e irmãs, especialmente os que ainda não experimentaram o amor e a misericórdia do Senhor, para que anunciemos a eles a Boa Nova de Jesus e os conduzamos a Ele”, disse o papa.

“Sair, mover-se, levar a alegria do Evangelho, isto é, ser missionários”, disse.

O papa falou dos verbos “estar” e “sair” e disse que “este é o sentido da nossa vida”. “É um caminho de ida e volta”, continuou o papa, “que tem Jesus como ponto de partida e chegada”.

Francisco pediu aos presentes “que não esqueçam que estar com Jesus e sair para anunciá-lo é também estar com os pobres, com os migrantes, com os doentes, com os presos, com os menores e esquecidos da sociedade, para partilhar com eles a vida e anunciar a eles o amor incondicional de Deus”.

“Não sejam viciados em celulares”

O papa Francisco pediu aos presentes que não se esqueçam “de voltar a Ele todas as noites, depois de um longo dia de lutas e cansaço, mas atenção, para Ele, não para a tela do celular, para descansar um pouco em sua presença e contar-lhe tudo o que viveram”.

Francisco disse que fica muito triste “quando vejo um sacerdote bom, trabalhador que se cansa e se esquece de ir ao sacrário, e vai dormir porque está cansado. Ele tem razão, tem que dormir, mas primeiro saúda”, disse o papa.

“Não sejam mal educados … Ou quantas vezes buscam refúgio na tela do celular? A tela do celular nos enche de coisas”, continuou o papa.

“Por favor, não sejam viciados nesse mundo de fuga. Não se viciem. Existem vários passos que vão tirando a força. Sejam viciados no encontro com Jesus. Ele sabe do que precisamos e tem uma palavra a nos dizer em todas as ocasiões”, pediu o papa.

A “praga” do clericalismo

Por fim, o papa exortou os padres latino-americanos a “nunca negociar a pastoral”. “Não caiam no clericalismo, que é uma das piores perversões. Prestem atenção! O clericalismo é uma forma de mundanidade espiritual”, disse.

“O clericalismo”, continuou o papa, “é deformador, é corrupto, e leva a uma corrupção, a uma corrupção engomada, de nariz empinado, que separa do povo e faz você esquecer o povo de onde veio”.

O papa Francisco disse que tornar-se “mais requintado” significa cair na “praga do clericalismo” e afastar-se do povo de Deus. Por fim, pediu a Nossa Senhora de Guadalupe “que nos ajude no caminho do discipulado-apostolado que vai nos configurando com seu Filho, para nos acompanhar neste itinerário vital de ida e volta” que parte de Jesus e vai aos irmãos, voltando com os irmãos ao encontro de Jesus.

Pontifício Colégio Pio Latino Americano

O Pontifício Colégio Pio Latino Americano foi fundado pelo padre chileno José Ignacio Víctor Eyzaguirre, em 21 de novembro de 1858. É uma casa de formação para padres estudantes de todas as dioceses da América Latina que desejam fazer estudos especializados em Roma.

Artigo anterior12 filmes católicos para você assistir em casa
Próximo artigoJornada Mundial da Juventude já conta com 200 mil jovens de 120 países de todos os continentes inscritos