Santuário de Aparecida recebe Romaria do Terço dos Homens

A maior peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida volta a ser presencial, mas com mudanças

Foto: A12

Por Aleteia / Ricardo Sanches

A Romaria Nacional do Terço dos Homens volta a ser realizada presencialmente no Santuário Nacional de Aparecida. Em 2021, por causa da pandemia, o evento aconteceu de forma virtual.

O encontro acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro e reúne grupos de homens que rezam o terço em suas comunidades em todo o Brasil. Neste ano, o tema da XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens será: “Na Casa da Mãe, renovamos o compromisso missionário”.

“O tema deste ano nos faz pensar principalmente que a participação na comunidade é fundamental também para o Terço dos Homens. De alguma maneira a Romaria do Terço é uma resposta ao pedido do Papa Francisco, que nos chama à sinodalidade, a caminhar juntos, nos chama a comunhão”, explicou o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo.

Maior romaria do Santuário de Aparecida

A Romaria Nacional do Terço dos Homens é a maior peregrinação que o Santuário de Aparecida acolhe. Em 2020, por exemplo, 80 mil devotos se reuniram no pátio da Basílica para rezar.

Este ano, o encontro volta a acontecer presencialmente, mas com algumas mudanças. O uso de máscaras e álcool em gel será obrigatório. Além disso, as celebrações serão realizadas apenas dentro da igreja. Shows externos e missas campais estão suspensas.

Toda a programação (clique aqui para conferir) terá transmissão ao vivo, possibilitando a participação do devoto que não puder comparecer ao Santuário.

O Terço dos Homens salva vidas

Em artigo publicado pelo site A12, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida se referiu ao terço como meio de salvação. ‘”Quem reza se salva”, ensina santo Afonso Maria de Ligório, o fundador dos missionários redentoristas. O Terço dos Homens nasceu com este objetivo: estreitar os laços de pertença a Deus e a Nossa Senhora Aparecida através da oração. A cada encontro para a oração do santo terço somos especialmente convidados a rezar as glórias de Maria. A Bíblia nos ensina que Maria de Nazaré é uma mulher de oração. O Magnificat é a grande oração de louvor que Nossa Senhora dirige a Deus (Cf. Lc 1,47-55)”, explicou o Pe. Pe. Eduardo Catalfo.

Artigo anteriorBispo de Petrópolis pede solidariedade após tempestade que deixou dezenas de mortos
Próximo artigoFrancisco reza pelas vítimas das fortes chuvas em Petrópolis