Santuário Cristo Redentor passará a divulgar a devoção a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro

Fotos: Guilherme Silva

Parceria firmada entre os santuários Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), promoverá a devoção ao primeiro santo brasileiro a partir de um dos mais importantes símbolos religiosos e turísticos do Brasil.

Frei Leandro Costa Santos / Vatican News*

Na edição 2024 da Expocatólica, maior feira católica da América Latina, o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de Guaratinguetá (SP), firmou parceria inédita com o Santuário Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.

Durante reunião realizada entre frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário Frei Galvão, padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, e Dom Tiago Stanislaw, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, juntamente com as suas respectivas equipes administrativas, foi consolidada proposta de germinação entre os santuários.

DEVOÇÃO AO PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO

Dentre várias iniciativas que serão tomadas conjuntamente, todo dia 25 de cada mês o Santuário Frei Galvão poderá celebrar missas aos pés do Cristo Redentor, podendo, assim, divulgar a devoção ao primeiro santo brasileiro.

Propostas no sentido turístico e devocional também estão sendo pensadas entre os santuários, cujo objetivo é criar uma sólida parceria e colaboração.

Segundo frei Diego Melo, essa germinação já estava sendo construída há algum tempo, fruto de um processo de proximidade entre os dois santuários, bem como da presença da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que também tem relevante presença na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Padre Omar, consciente da importância e relevância do Cristo Redentor, quer contribuir com o crescimento do Santuário de Frei Galvão e a difusão da devoção do primeiro santo brasileiro. Trata-se, portanto, de uma bonita expressão de amizade, ajuda e colaboração do Cristo Redentor para com o Santuário de Frei Galvão.

Para Dom Tiago Stanislaw, bispo auxiliar do Rio de Janeiro presente na reunião, é importante fazer um grande trabalho, através de ambos santuários, para que se proporcione uma evangelização consistente, profética e relevante a partir da vida e dos ensinamentos de Frei Galvão.

CERIMÔNIA PARA CELEBRAR A PARCERIA

Para consolidar a parceria, houve uma cerimônia de geminação na noite do dia 10 de julho, no Santuário Cristo Redentor. No evento estavam presentes o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, o reitor do Santuário Frei Galvão, frei Diego Atalino de Melo, OFM, o secretário de Turismo de Guaratinguetá, Mário Augusto Rodrigues, e uma delegação de Guaratinguetá, composta por religiosos e devotos de Frei Galvão.

Os santuários passarão a se conectar com parcerias nas áreas de fé, turismo, cultura, desenvolvimento sustentável e social. Assim como já foi realizado com o Santuário de Cristo Rei, em Portugal, o Cristo Redentore di Maratea, na Itália, o Cristo del Otero, na Espanha, o Cristo Redentor de Itaperuna e o Cristo Luz, em Balneário Camboriú, a geminação do Santuário Cristo Redentor com o Santuário Frei Galvão tem como objetivo partilhar experiências.

TURISMO CATÓLICO

Durante a ExpoCatólica houve o lançamento do “Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo”, com 300 locais mapeados, entre capelas, igrejas, santuários, basílicas, catedrais, eventos e destinos que promovem o turismo católico.

Segundo o levantamento da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, são 25 milhões de pessoas por ano que visitam o estado por conta do turismo religioso.

*Publicado no jornal Testemunho de Fé

Artigo anteriorFrancisco: Nossa Senhora do Carmo conceda a paz a quem sofre com a guerra
Próximo artigoSanto do dia 16 de julho: Nossa Senhora do Carmo