
“Com o coração repleto da esperança que não decepciona (cf. Rm 5,5), elevo a Deus minha gratidão pela comunhão, unidade e oração de todos neste tempo de conclave” – Cardeal Orani Tempesta
Por Monasa Narjara / ACI Digital
A arquidiocese do Rio de Janeiro “participa com fé e fervor deste tempo de oração, invocando a luz do Espírito Santo sobre os cardeais eleitores e sobre todo o povo fiel, para que formemos uma verdadeira ‘sinfonia de oração’ em comunhão e esperança” para a eleição do próximo papa pelo conclave que começa amanhã (7), disse o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta em uma carta circular.
Segundo dom Orani, a “arquidiocese organizou uma estrutura celebrativa” com roteiros para a Hora Santa pelo conclave, a Hora Santa pelo papa eleito, a Ladainha dos Santos papas e a Oração pelo papa.
As orações pelo conclave começam amanhã e seguem “enquanto perdurar a vacância da Sé Apostólica, até a eleição”, do novo papa, disse o cardeal convidando suas “paróquias, comunidades e grupos” a “organizarem, com criatividade e zelo, sua participação nas celebrações indicadas, promovendo a união orante com toda a Igreja”.
A oração pelo conclave, segundo o cardeal Tempesta, “torna-se vínculo de unidade e expressão concreta da fé do povo de Deus, que suplica ao Senhor o dom de um novo papa, segundo os desígnios de sua bondade e providência”.
“Com o coração repleto da esperança que não decepciona (cf. Rm 5,5), elevo a Deus minha gratidão pela comunhão, unidade e oração de todos neste tempo de conclave”, escreveu o cardeal pedindo “que o Senhor, rico em misericórdia, derrame copiosas bênçãos sobre cada um, concedendo-lhes um coração dócil, obediente e sempre disponível à Sua santa vontade”.