“Conceberás em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus.” (Lc 1,31)
Isabela Araujo / A12 redação
Em hebraico, Jesus quer dizer «Deus salva». Quando da Anunciação, o anjo Gabriel dá-Lhe como nome próprio o nome de Jesus, o qual exprime, ao mesmo tempo, a sua identidade e a sua missão (10).” ( Art.2 – 430, Catecismo da Igreja Católica)
O nome “Jesus”, anunciado pelo anjo Gabriel para Maria, significa salvador (Javé é a salvação), exatamente a sua missão na vida terrena. Deus, por meio de seu Filho, nos libertou e nos salvou dos pecados, por isso Seu nome remete a presença de Deus na carne de seu Filho.
Com origem hebraica, seu nome também é conhecido como “Yeshu’a”, nome bastante utilizado em músicas, louvores e adorações a Deus.
Jesus ainda tem Cristo como segundo nome, isso porque o termo em hebraico significa Messias, que tem como significado “ungido”.
“Só se torna nome próprio de Jesus porque Ele cumpre perfeitamente a missão divina que tal nome significa.” ( Art.2 – 436, Catecismo da Igreja Católica).
A partir disso, alguns nomes inspirados no de Jesus podem ser escolhidos para seus filhos, como Christian (que é como Cristo), Cristiana, Cristine, Cristina ou Cristiano (cristão/cristã) e Emanuel e Manuela (Deus está conosco).
Que possamos então, a partir da compreensão de seu nome, chamá-lo de forma mais íntima, compreendendo a sua importância em nossa vida e a salvação do nosso mundo. Que nunca nos esqueçamos da salvação de Jesus para a vida que temos. Toda a honra e toda a glória a Ele.