Qual a relação entre o Antigo e o Novo Testamento?

brilhar.gráficos / shutterstock

Na Bíblia Católica há 73 livros , divididos entre Antigo e Novo Testamento

Letícia Dias / A12 Redação

Vemos no Novo, por exemplo, o cumprimento de promessas e profecias do Antigo e podemos afirmar que, juntas, as duas partes narram a história da salvação da humanidade.

Vale destacar que no Antigo Testamento , temos as profecias de que viria um Salvador para libertar o seu povo. Depois, no Novo Testamento,  sabemos que elas se cumpriram a partir da encarnação e do nascimento de Jesus.

Também a antiga aliança feita entre Deus e o povo de Israel ganha outro significado , pois Jesus, por meio do sacrifício de si mesmo , cumpre todos os sacrifícios exigidos e estabelece uma nova aliança.

Podemos, então, afirmar que os livros do Antigo Testamento ganham sentido completo com a vinda de Cristo , seu reino, sua vida pública, seus milagres, sua entrega na cruz, histórias inspiradas e contadas nos livros do Novo Testamento.

“Os livros inspirados ensinam a verdade. «E assim como tudo o que os autores inspirados ou hagiógrafos afirmam, deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza , fielmente e sem erro, a verdade que Deus quis que fosse consignada nas sagradas Letras em ordem à nossa salvação»” (Catecismo da Igreja Católica, 107).

Artigo anteriorSanto do dia 19 de julho: Santo Arsênio
Próximo artigoJogos Olímpicos 2024 se aproximam e Papa insiste em pedido pela paz