Qual a origem de Maria de Nazaré?

Podemos ter a consciência da grandeza e majestade de Maria, mas qual a sua origem?

Renata Sedmakova/ Shutterstock

Letícia Dia / A12 Redação

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que a missão de Maria foi preparada por outras mulheres como Eva, mesmo em sua desobediência; Sara, Ana, Débora, Rute, Judite e Ester, entre outras. Apesar disso, é no seio de Maria que se encarna a salvação do mundo:

“Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria ‘foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão’ (137). O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como ‘cheia de graça’ (138).

Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus.” (CIC,490)

O A12 selecionou para você 7 curiosidades sobre Maria. Veja!

1. Maria morava em Nazaré, um pequeno povoado da Galiléia, situada ao norte de Palestina (Lc 1,26). O tamanho do território corresponde aproximadamente do Estado do Sergipe.
  2. A tradição da Igreja diz que os pais de Maria se chamavam Joaquim e Ana. No entanto, não há relatos sobre eles Bíblia.
  3. Maria concebeu Jesus em Nazaré, Galiléia (Lc 1,26; Mt 1,1-25).
  4. Em Nazaré, Maria e José cuidaram do menino Jesus, educaram e constituíram uma verdadeira família, cheia de amor e de compreensão (Lc 2,51-52).
  5. Pessoa de fé, era atenta às necessidades dos outros (Lc 1,39-45.56).
  6. Maria participou da vida de Jesus Cristo, sendo sua mãe e, ao mesmo tempo, sua discípula (Mc 3,31-35).
  7. Maria esteve presente com os apóstolos e os discípulos no cenáculo de Jerusalém (At 1,12-14).

Fonte: Academia Marial

Artigo anteriorDeixe-se guiar por Maria neste mês de maio
Próximo artigoPapa aos peregrinos de língua portuguesa: rezai o terço pela paz!