Encontro tem como objetivo refletir assuntos pertinentes ao XVI Capítulo Provincial que acontecerá no mês de julho na Fraternidade São Sebastião no Rio de Janeiro
Emilton Rocha / Pascom
De 3 a 6 de fevereiro os frades da Província Nossa Senhora dos Anjos estarão realizando no Rio de Janeiro a Assembleia Provincial. Com o tema “Identidade dos Frades Menores Capuchinhos” – Não Existe Identidade sem Pertença”, a assembleia foi aberta pelo ministro provincial, Frei Arles Dias de Jesus na Fraternidade São Sebastião, na noite de 3 de fevereiro.
Segundo Frei Almir da Silva, este ano a assembleia tem como objetivo refletir assuntos pertinentes ao XVI Capítulo Provincial que acontecerá no mês de julho e que vai tratar de reflexões acerca de documentos para a elaboração de proposições e questionamentos para ajudar na preparação do Capítulo, além de outros assuntos de foro interno da Província. A assessoria será da Comissão pré-Capitular que estará dinamizando todos os dias.
Para frei Reinaldo Ávila de Moura, guardião da fraternidade, a Assembleia Provincial é um encontro de irmãos e momento de intensa experiência fraterna. É também uma oportunidade para a partilha entre os irmãos do dia a dia de cada um na sua respectiva fraternidade. Por fim, também é momento de formação permanente. O tema sobre o qual iremos refletir é “Identidade dos Frades Menores Capuchinhos” – Não Existe Identidade sem Pertença”. O tema foi escolhido em vista da preparação para o XVI Capitulo Provincial a ser celebrado em julho próximo aqui na Fraternidade São Sebastião no Rio de Janeiro.
A Assembleia Provincial é marcada por momentos de profunda reflexão e discussão sobre os rumos da comunidade. Os participantes demonstram um forte compromisso com a missão da Província, buscando sempre alinhar suas ações com os valores franciscanos de simplicidade, humildade e serviço ao próximo.
Nesses encontros anuais, são abordados temas importantes, como a sustentabilidade das obras sociais, por exemplo, a formação contínua dos irmãos e a ampliação do trabalho missionário. Há também espaço para a partilha de experiências e aprendizados, fortalecendo o espírito de fraternidade entre todos.
Geralmente o evento culmina com uma celebração eucarística, onde todos renovam seu compromisso com a fé e a missão de levar esperança e amor a todos os cantos do mundo. A Assembleia é, sem dúvida, um momento de renovação espiritual e reafirmação do propósito comum que une a Província Nossa Senhora dos Anjos dos Frades Menores Capuchinhos.
A evento será encerrado com uma missa no dia 6, às 18h no Santuário Basílica de São Sebastião, e será presidido pelo Ministro Provincial, Frei Arles Dias de Jesus e concelebrada pelos frades da Província.