Prazo para a alta hospitalar do Papa Francisco ainda é incerto

Simpatizantes deixam bilhetes para o Papa Francisco aos pés da estátua de São João Paulo II, do lado de fora do Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de março de 2025. | Crédito: Daniel Ibañez/CNA

Sala de Imprensa da Santa Sé informa que o Papa Francisco está em condição estável e apresentando “pequenas melhoras”

Por Catholic News Agency

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta sexta-feira que o momento da eventual alta do Papa Francisco do Hospital Gemelli, onde ele está recebendo tratamento desde 14 de fevereiro, ainda é incerto.

Devido a uma melhor troca de gases, a terapia de oxigênio de alto fluxo do papa foi reduzida durante o dia. O oxigênio de alto fluxo agora é usado à noite no lugar da ventilação mecânica não invasiva, diz o órgão de comunicações do Vaticano.

O pontífice de 88 anos não recebeu nenhuma visita no hospital nos últimos dias, que ele passou recebendo tratamento, fazendo terapia respiratória e física, trabalhando e rezando.

Após mais de um mês internado por infecções respiratórias crônicas e agudas, incluindo pneumonia dupla, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que o Papa Francisco está em condição estável e apresentando “pequenas melhoras”.

O texto da mensagem semanal do papa para o Angelus deve ser publicado e distribuído no domingo.

Não se espera que os médicos emitam outro boletim médico antes de segunda-feira, 24 de março, informou a assessoria de imprensa.

Papa Francisco serve “não menos eficazmente” apesar da doença, diz diplomata do Vaticano

Enquanto o Pontifício Colégio Urbano para a Propagação da Fé se prepara para liderar a oração do terço pelo papa na sexta-feira à noite, o Papa Francisco continua a servir a Igreja, de acordo com o Arcebispo Richard Gallagher, secretário de relações com os Estados no Vaticano.

Gallager celebrou uma missa pela saúde do pontífice na quinta-feira, 21 de março, enquanto o papa continua seu tratamento médico no Hospital Gemelli, em Roma.

Durante sua homilia na Igreja de Gesù, em Roma, o arcebispo inglês enfatizou que, apesar de sua doença, o Santo Padre continua servindo “a Igreja e a humanidade, embora de uma maneira diferente”.

“Neste momento de fragilidade humana, ele serve à Igreja e à humanidade de forma não menos eficaz, embora o faça de uma maneira diferente”, afirmou Gallagher na igreja jesuíta onde vários embaixadores da Santa Sé se reuniram para rezar pela recuperação de Francisco da pneumonia bilateral.

O arcebispo centrou sua homilia no amor divino, observando que no mundo de hoje, onde “às vezes a escuridão parece prevalecer sobre a luz”, a renovação espiritual durante a Quaresma pode “nos levar ao caminho do encontro”.

Ele destacou os conflitos em andamento na Ucrânia, Palestina, Israel e outras regiões, convocando os cristãos a “espalhar os valores do amor, da justiça e da paz”.

Artigo anteriorSanto do dia 21 de março: São Nicolau de Flue
Próximo artigoNúmero de católicos cresce um pouco mais do que a população no mundo