Por que compartilhar o Sagrado Coração online tem tanto poder?

Ele prometeu abençoar cada lugar em que a sua imagem fosse honrada…

Aleteia / Tom Hoopes

Quando Jesus revelou a devoção do Sagrado Coração, prometeu abençoar cada lugar em que a sua imagem fosse honrada. Muitos católicos esperam que isso inclua a internet e as redes sociais em Junho.

A imagem do Sagrado Coração está a surgir em todo o lado, mostrando a criatividade dos artistas católicos. Para além das imagens clássicas do Sagrado Coração, vi imagens do seu coração a brilhar no peito do menino Jesus nos braços da sua Mãe, em Jesus na cruz, em desenhos simples e em estátuas majestosas.

Elizabeth Nunez publicou a imagem no seu grupo do rosário do Facebook com uma simples citação: “Só o Coração de Cristo que conhece as profundezas do amor do seu Pai poderia revelar-nos a profundidade da sua misericórdia de um modo tão simples e belo”.

Rosario Reilly em Manassas, Virgínia, afixou a imagem com um poema começando por: “Ó Sagrado Coração, Ó amor divino, Mantém-nos perto de Ti”.

Inspiração do Espírito Santo

O desejo de compartilhar a imagem parece ter ocorrido a muitas pessoas ao mesmo tempo, por isso penso que é uma ideia do Espírito Santo. Mas no meu caso – e em muitos outros – o Espírito Santo usou Rebecca Teti, uma escritora católica, para semear a ideia. Foi por causa dela que eu escrevi pela primeira vez sobre esta prática em 2019.

Rebecca descreve o que sentia que Jesus lhe pedia na altura.

“No decurso de algumas pesquisas deparei-me com uma representação gráfica das promessas do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria”, disse ela. “Nunca penso de todo nestas promessas, nem elas significaram assim tanto para mim. Nunca me senti muito atraída por revelações privadas. Na minha própria oração penso apenas no Coração de Jesus como a encarnação de todas as coisas que sinto chamado a viver: caridade, zelo pelas almas, missão”.

Mas agora, a promessa n.º 11 chamou-lhe a atenção. Diz: “Abençoarei todos os lugares em que uma imagem do meu coração seja exposta e honrada”.

“Comecei a pensar, ‘incluindo a Internet?”” disse ela.

Viralizar

Ela escreveu a amigos: “E se, neste mês do Sagrado Coração, inundarmos a Internet, tão saturada de tudo o que é grosseiro e ruidoso, com um antídoto visual? Sem comentários necessários, sem textões. Apenas uma imagem diferente, uma imagem que o próprio Senhor prometeu ter poder?”.

O Papa Francisco pede a mesma coisa.

“Hoje começamos o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, fonte de amor e paz”, disse o Papa Francisco a 1 de Junho. “Abri-vos a este amor e levai-o ‘até aos confins da terra’, testemunhando a bondade e a misericórdia que brotam do Coração de Jesus”.

Uma grande forma de testemunhar isso é colocar a imagem nos vossos meios de comunicação social.

Redes sociais

“Coloquei-a definitivamente nas minhas páginas dos meios de comunicação social como uma forma de começar bem o mês”, disse-me Erika Cunis Ahern, uma mãe de seis filhos em Hamden, Connecticut.

“Trabalho em jornalismo e uso muitos meios de comunicação social, que é onde acontece muita propaganda de temas ideológicos”. Como católica, acredito no poder das imagens para mover o coração. Elas são um sacramental. Num mundo de meios de comunicação social, onde as imagens dominam, devemos oferecer ao mundo imagens sacramentais da misericórdia e do amor de Deus”.

Ela não quer começar nenhuma discussão. Em vez disso, “quero oferecer ‘outro caminho’ com a minha imagem do Sagrado Coração. A maioria das pessoas apenas passará, mas espero que alguém passe por aqui e pare para rezar pela conversão das almas e a salvação do mundo”.

Partilhar esta imagem é partilhar um ícone do verdadeiro amor.

O Sagrado Coração de Jesus dá lições poderosas sem usar palavras – lições que o mundo precisa agora mais do que nunca: Deus ama-nos com um coração humano, e unido ao seu, o nosso amor humano torna-se divino.

Artigo anteriorVisita do papa a Áquila gera especulação sobre renúncia
Próximo artigoSanto franciscano do dia 8 de junho: Beato Nicolás de Gésturi