“Perdoai-nos as nossas ofensas: dai-nos a Vossa Paz”, tema para o Dia Mundial da Paz 2025

Cartaz com a palavra “Paz” durante o Angelus do Papa na Praça São Pedro (Vatican Media)

O título escolhido pelo Papa para a mensagem do 58º Dia Mundial, que será celebrado em 1º de janeiro próximo, é inspirado nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti e gira em torno dos conceitos de esperança e perdão, o coração do Jubileu de 2025.

Vatican News

“Perdoai-nos as nossas ofensas: dai-nos a Vossa Paz” é o tema escolhido pelo Papa para o próximo Dia Mundial da Paz de 2025. O título da Mensagem para o 58º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2025 — conforme explica uma nota do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, divulgada nesta quinta-feira, 08 de agosto — manifesta uma consonância natural com o sentido bíblico e eclesial do ano jubilar e se inspira, em particular, nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, especialmente em torno dos conceitos de Esperança e Perdão, que são o coração do Jubileu: um chamado à conversão que não visa condenar, mas sim reconciliar e pacificar.

Ouça e compartilhe

Partindo da observação da realidade dos conflitos e dos pecados sociais que afligem a humanidade hoje, a nota destaca que, ao olhar para a esperança inerente à tradição jubilar de remissão dos pecados/cancelamento das dívidas e à reflexão dos Padres da Igreja, poderão emergir orientações concretas que levem a uma mudança tão necessária nos âmbitos espiritual, moral, social, econômico, ecológico e cultural.

Somente mediante uma verdadeira conversão, pessoal, comunitária e internacional, poderá florescer uma paz autêntica, que não se manifeste apenas na conclusão dos conflitos, mas em uma nova realidade onde as feridas sejam curadas e cada pessoa tenha reconhecida a sua própria dignidade, conclui a nota do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Artigo anteriorTríduo preparatório para a Festa das Chagas do Seráfico Pai, São Francisco, terá início em 14 de setembro, com festa no dia 17
Próximo artigoDez frases do papa Francisco para refletir na Semana Nacional da Família