Papa Francisco presidirá oração do Terço pelo fim da pandemia

O Terço com o Papa Francisco está sendo organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

PapaFrancisco_Rosario_VaticanMedia250520
Papa Francisco (Foto: Vatican Media)

O Papa Francisco rezará o Terço na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, no sábado, 30 de maio, um evento ao qual se unirão os santuários católicos de todo o mundo através do streaming.

A intenção do Terço Mundial é pedir a ajuda e o consolo da Santíssima Virgem Maria durante a pandemia de coronavírus.

Segundo uma carta enviada aos reitores dos santuários pelo Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, a oração ao vivo ocorrerá às 17h30 (Hora de Roma), em 30 de maio.

Pediu-se aos santuários católicos que participem celebrando a sua própria oração do Terço, de acordo com as medidas locais de saúde, na mesma hora do evento de Roma e que promovam esta iniciativa.

Também lhes foi solicitado, se possível, fornecer conexões via satélite ou de transmissão com o centro de televisão do Vaticano, para que imagens da oração nos vários santuários possam ser compartilhadas durante a transmissão ao vivo do Papa Francisco.

Durante a emergência do coronavírus, muitos santuários católicos tiveram que fechar ao público, incluindo o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, que só reabriu parcialmente aos peregrinos em 16 de maio.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, também foi fechado e, em 13 de maio, as celebrações pelas aparições marianas de 1917 foram feitas sem a presença do público, pela primeira vez em sua história, devido à pandemia.

O Terço com o Papa Francisco está sendo organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que em sua carta aos reitores parafraseou os Atos dos Apóstolos 1,14: ” “Todos se uniram constantemente em oração, juntamente com Maria” .

“À luz da situação de emergência causada pela pandemia de coronavírus que provocou a interrupção da atividade normal de todos os santuários e a interrupção de todas as peregrinações, o Papa Francisco deseja expressar um gesto de proximidade a cada um de vocês com a oração do Santo Terço”, escreveu Dom Fisichella.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é responsável pelos santuários católicos desde 2017.

Mundialmente, houve mais de 5,4 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, com mais de 340 mil mortes registradas, segundo o Centro de Recursos para o Coronavírus Johns Hopkins.

(Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz)

Artigo anteriorSanto do dia 25 de maio: Santa Maria Madalena de Pazzi
Próximo artigoSanto do dia 26 de maio: São Felipe Neri