Papa Francisco chega a Luxemburgo

Papa Francisco cumprimenta a tripulação do voo papal. | Daniel Íbañez/ACI Digital

A viagem apostólica internacional, a 46ª do seu pontificado, ocorre no âmbito do 600º aniversário das universidades católicas de Leuven e Leuven la Neuve

O papa Francisco chegou a Luxemburgo às 10h (horário local), depois de um voo de cerca de duas horas. O papa não cumprimentou os jornalistas no avião como de costume. Depois de agradecer pela companhia, Francisco disse: “Não tenho vontade de fazer o tour”, ou seja, entrar no avião para cumprimentar cada jornalista.

“Saúdo vocês daqui. E obrigado”, disse o papa.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que o fato do papa Francisco não ter cumprimentado os jornalistas “não se deve ao seu estado de saúde, mas porque é um voo muito curto e não houve tempo”.

Bruni disse também que essa não é a primeira vez que isso ocorre, pois isso também aconteceu na viagem do papa a Estrasburgo, França, em 2014.

Papa Francisco agradece aos jornalistas por sua presença. Daniel Ibáñez/ACI Digital

Na segunda-feira (23), o papa Francisco cancelou sua agenda devido a uma “condição leve semelhante à gripe”. Em seu reaparecimento na audiência geral de ontem (25), o papa foi visto com boa saúde, embora tenha tossido em diversas ocasiões.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel, o papa Francisco foi recebido pelo grão-duque Henrique de Luxemburgo, pela grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo, pelo primeiro Ministro Luc Frieden e por dois jovens que lhe deram flores.

O grão-duque Henrique de Luxemburgo e a grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo recebem o papa Francisco. Daniel Ibáñez/ACI Digital

Depois da guarda de honra, da execução dos hinos, da homenagem às bandeiras e da apresentação das respectivas delegações, o papa Francisco foi de carro até ao Palácio Grão-Ducal para uma visita de cortesia ao grão-duque de Luxemburgo.

Partida de Roma

Depois das 8h15 (horário local), o avião do papa Francisco decolou do Aeroporto Internacional Fiumicino, em Roma, com destino a Luxemburgo.

Hoje (26) à tarde, Francisco parte com destino à Bélgica, onde fica até domingo (29).

A viagem apostólica internacional, a 46ª do seu pontificado, ocorre no âmbito do 600º aniversário das universidades católicas de Leuven e Leuven la Neuve.

Hoje (26), um grupo de homens e mulheres sem-teto foi acompanhado pelo esmoleiro apostólico, cardeal Konrad Krajewski, à Casa Santa Marta, no Vaticano, para cumprimentar o papa Francisco antes de embarcar em sua viagem.

Esses moradores de rua costumam encontrar abrigo à noite sob a colunata da Praça de São Pedro ou nas ruas vizinhas.

Agenda do papa Francisco em Luxemburgo

Depois da cerimônia de boas-vindas, o papa fará uma visita de cortesia ao grão-duque de Luxemburgo no Palácio Grão-Ducal, às 10h45 (horário local), seguida de um encontro com o primeiro-ministro, às 11h15 (horário local).

Mais tarde, às 11h50 (horário local), Francisco vai reunir-se com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático num prédio administrativo de Luxemburgo, o Cercle Cité.

Depois de uma pausa para almoço, o papa vai se encontrar com a comunidade católica na catedral de Nossa Senhora, em Luxemburgo, antes de partir para Bruxelas, Bélgica.

Artigo anteriorSanto do dia 26 de setembro: São Cosme e São Damião
Próximo artigoDepois de Luxemburgo, papa Francisco chega à Bélgica