Oração a São Brás para saúde da garganta

São Brás: Protetor da garganta, exemplo de cristão e testemunho de fé

Por A12 Redação

A história da vida e os feitos de São Brás chamam a atenção e o aproximam da fé e da admiração do povo. Conhecido popularmente como o santo protetor das doenças da garganta, São Brás curou uma criança que morria engasgada com uma espinha de peixe na garganta.

Nascido na Armênia, médico e bispo da cidade de Sebasta, na Capadócia, Brás era muito querido pelos fiéis, principalmente pelos pobres e cristãos perseguidos. Brás era reconhecido como um homem corajoso, de oração e que cuidava dos fiéis na sua totalidade. Perseguido pelos romanos, Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e, mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.

:: São Brás: o protetor da garganta ::

:: A Basílica italiana que guarda as relíquias de São Brás ::

De acordo com o pároco da Paróquia São Brás da cidade de Bauru (SP), Padre Edson Roberto Codato, antes de ser santo, São Brás foi um bom cristão e vivia na intensidade seu cristianismo.

“Ele se retirou à sua gruta para que pudesse viver mais intensamente sua fé e ter a presença divina junto dele. Esse momento o fez se tornar cada vez mais próximo desse ideal de santidade que todos nós somos convidados a fazer parte. A partir do momento em que São Brás se mostra fiel a Deus, mostra-se merecedor da Sua graça e o povo reconhece todo seu potencial. (…) Assim São Brás se torna padre, bispo e vai ao encontro do povo, das suas necessidades, para cuidar de um povo sofrido, que precisava de um testemunho vivo de santidade”, afirmou.

Para o padre Edson Roberto Codato, São Brás é exemplo de cristão, que se tornou um mártir e sofreu muito para testemunhar todo seu amor a Deus, todo seu amor ao próximo. “Ele viveu intensamente o seu cristianismo para as pessoas que mais necessitavam, para as pessoas sofridas”.

Protetor das doenças da garganta

“Dentre tantos milagres que São Brás realizou em sua caminhada, o que tornou-o mais conhecido foi quando intercedeu por uma mãe no qual o filho morria engasgado com uma espinha de peixe na garganta. O importante é nós entendermos o sofrimento da mãe, que vem seguido da fé. Ou seja, ela acreditou que São Brás iria resolver este problema. E é exatamente acreditando que ela foi agraciada com esse milagre”, afirmou o padre.

Bênção da garganta

Em 03 de fevereiro, as igrejas realizam a tradicional ‘bênção da garganta‘, cruzando duas velas sobre a garganta e rezando.

Oração a São Brás

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e, assim, proclamar e cantar os louvores de Deus. São Brás, rogai por nós.

Amém.

Artigo anteriorFesta da Apresentação do Senhor