Oficinas de Oração e Vida terão início no dia 20 de fevereiro no Santuário Basílica de São Sebastião

“Nas Oficinas de Oração e Vida aprendemos, através de um método simples e prático, a nos aprofundar na prática da oração e a estabelecer uma relação pessoal com Deus”

Emilton Rocha / Pascom

As Oficinas de Oração de Vida 2024 terão início no dia 20 deste mês, a partir das 18h30, na Sala 7 do Centro Pastoral do Santuário Basílica de São Sebastião. Os encontros serão sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h30.

As Oficina de Oração e Vida (“Aprender a Orar para aprender a Viver”) é uma escola de oração que visa o aprendizado e o aprofundamento na arte de orar com um caráter experimental e prático, desde os primeiros passos até às alturas da contemplação. Foi fundada em 1984 pelo frade capuchinho Frei Inácio Larrañaga Orbegozo, já falecido, e reconhecidas pela Santa Sé como eficaz método da nova evangelização.

Não é preciso fazer a inscrição previamente: aos interessados, o convite para que assistam a reunião de abertura no dia 20, às 18h30, na sala 7 do Centro Pastoral. Serão quinze encontros semanais, os quais, segundo a programação, os inscritos serão conduzidos a:

  • Libertar-se das tristezas, ansiedades e angústias mentais;
  • Livrar-se dos ressentimentos, mágoas, ódios, frustrações e complexos;
  • Conciliar as relações na família, no trabalho e na comunidade;
  • Orar com a Bíblia sentindo a Presença de Deus, Seu consolo, Sua força e Sua paz;
  • Enfrentar com sabedoria e serenidade os desafios do dia-a-dia;
  • Ser mais saudável, alegre, livre e feliz;
  • Relacionar-se com Deus como um amigo;
  • Manusear a Bíblia e entender o que Deus quer no dizer.

“Nas Oficinas de Oração e Vida aprendemos, através de um método simples e prático, a nos aprofundar na prática da oração e a estabelecer uma relação pessoal com Deus.  Aprendemos a orar para aprender a viver mais feliz”, diz Renata Roberg, a guia que aplicará o conteúdo da programação.

“As Oficinas de Oração e Vida são encontros semanais onde aprendemos a nos aprofundar na prática da Oração e a estabelecer uma relação pessoal com Deus.  Não se trata de um curso teórico, mas de uma Oficina onde se aprende praticando.  Aprende-se a orar orando.  Aprende-se a orar para aprender a viver melhor.  Uma abordagem leve e verdadeira do Amor com Deus, consigo mesmo e com as outras pessoas.  Assim é possível curar-se as feridas da vida, libertar-se de tristezas e angústias e alcançar a Paz”, resume ela.

Frei Inácio Larrañaga Orbegozo, OFMCap

Frei Ignácio Larrañaga Orbegozo: Oficinas de Oração e Vida são um serviço eclesial aprovado pela Santa Sé, desde 1997.

As Oficinas de Oração e Vida que Frei Ignácio Larrañaga Orbegozo fundou em 1984 é um serviço eclesial aprovado pela Santa Sé desde 1997, e se constitui no ápice e no coroamento de toda a sua atividade apostólica, por sua força expansiva, por seus frutos e pelo alto apreço para com elas manifestado pela Santa Sé e pelos Bispos, o que também atestam milhões de pessoas que passaram por suas sessões experimentaiss. O lema que sintetiza o caminho a percorrer nas Oficinas de Oração e Vida é: “Do encanto de Deus, ao encanto da vida”.

Frei Ignácio nasceu na cidade de Azpetia, Espanha, em 4 de maio de 1928. Ordenado sacerdote em Pamplona foi, poucos meses depois, mandado ao Chile, onde começou a desenvolver uma intensa atividade de evangelização. Em 1965 fundou o Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais (CEFEPAL), dedicando-se por uma dezena de anos a uma grande animação franciscana pós-conciliar em vários países da América Latina.

Frei Ignácio, com seu amor a Jesus Cristo, com suas Oficinas de Oração e Vida, os Encontros de Experiência de Deus e toda sua vasta obra e impulsionado pelo Espírito Santo, levou e continuará levando a Nova Evangelização até aos confins da terra.

Artigo anteriorSanto do dia 7 de fevereiro: São Ricardo
Próximo artigoCapuchinhos de toda a América se reúnem em Bogotá para o II Encontro Panamericano