Entenda essa devoção e o que Jesus prometeu a quem promovê-la
Padre Reginaldo Manzotti / Aleteia
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus está chegando e para viver bem essa data, somos chamados a abrir nossos corações para que Deus possa adentrar e reinar em nossas vidas. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga, no entanto suas palavras são sempre novas e atravessam gerações.
Santa Margarida Maria de Alacoque, foi a primeira apóstola do Sagrado Coração de Jesus. Desde criança, foi muito fervorosa, de uma fé admirável. Mas foi a partir de 1673, que Santa Margarida passou a ter revelações místicas de Nosso Senhor Jesus, lhe pedindo uma propagação ao seu Sagrado Coração.
Assim como visitou a freira Santa Margarida, o Senhor também quer nos visitar. Mas para que Ele adentre nosso coração, precisamos exercitar a fé. A confiança gera a nossa entrega total ao Senhor e é essa abertura que Ele deseja. Nós temos o livre arbítrio e Ele não entra sem nossa permissão. Jesus conhece o melhor caminho para mim e para você, a felicidade verdadeiramente completa, está ao lado Dele.
Jesus apareceu à Santa Margarida Maria por numerosas vezes e deu a conhecer que seria ela o instrumento para arrebanhar o maior número de pessoas ao Amor de Seu Coração. Deste colóquio distinguem-se classicamente as 12 promessas do Sagrado Coração:
- “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
- “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
- “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
- “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
- “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
- “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
- “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
- “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
- “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
- “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
- “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
- “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Ser devoto do Sagrado Coração de Jesus é corresponder ao amor profundo e sincero do Senhor por nós. É adorar Seu Coração transpassado, que nos amou primeiro. É exercitar a fé, implorando a Deus que nos dê um coração de carne e nos livre do coração de pedra. Portanto, neste mês de junho, aproveitemos essa belíssima data litúrgica, para nos aprofundar na fé e amá-lo cada vez mais, sem medidas.