Para viver esse momento ainda mais profundamente na fé
Philip Kosloski / Aleteia
É um costume piedoso na Igreja Católica: fazer uma breve oração interior no momento em que o padre eleva a hóstia consagrada e o cálice na Missa.
De fato, é nesse momento que a hóstia, pelo poder de Deus, se torna o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo.
Aqui estão algumas das orações mais comuns a fazer naquele momento para enfatizar o acontecimento profundo e milagroso que está misteriosamente se realizando diante de nossos olhos. A primeira é a mais comum. Mas você também pode rezar internamente as outras breves preces. Veja:
Meu Senhor e meu Deus;
Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé;
Meu Senhor e meu Deus, eu vos adoro hóstia consagrada, onde está o verdadeiro Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo e realmente como está no Céu;
Meu Senhor e meu Deus, eu vos adoro cálice consagrado, onde está o verdadeiro Sangue, Corpo, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo e realmente como está no Céu.
Vale dizer que a Igreja recomenda que, quando o padre faz o rito de elevação da hóstia e do cálice, a assembleia deve permanecer olhando para o sacerdote. A inclinação da cabeça e a breve prece pessoal devem acontecer quando o padre faz a genuflexão e coloca a hóstia (e depois o cálice) novamente sobre o altar.