Nossa Senhora e os santos fazem milagres?

Fizkes / Shutterstock

Essa é uma dúvida que muitos de nós podemos ter. Muitas vezes, nos perguntamos sobre o que são os milagres, como acontecem e quem, de fato, pode realizá-los

Por Camila Vilas / A12 Redação

Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o milagre é “um sinal que aponta para o poder de Deus e para a sua bondade” (Catecismo, 547).

Os milagres são intervenções extraordinárias de Deus no curso natural das coisas. Eles podem ser de cura, proteção, conversão, ou qualquer outro tipo de acontecimento que não pode ser explicado pelas leis da natureza. São sinais de que Deus está presente no mundo, agindo em favor de nossa salvação.

Milagres não são fenômenos que ocorrem por acaso ou por forças naturais. Eles são manifestações diretas da presença de Deus, como nos ensina o Catecismo, “o milagre é um sinal de que o Reino de Deus está em nosso meio” (Catecismo, 547).

Agora que já sabemos o que é um milagre, vamos responder à pergunta da nossa reflexão: Nossa Senhora e os santos fazem milagres?

Para poder responder, é importante compreender que nós acreditamos que os santos e a Virgem Maria podem interceder por nós. Isso significa que eles, que estão mais próximos de Deus em sua santidade, podem pedir a Ele em nosso nome, apresentando nossas orações e necessidades.

A Virgem Maria, como a Mãe de Cristo e nossa Mãe, ocupa um papel especial na intercessão. O Papa Francisco nos ensina que Maria leva nossas súplicas a Deus porque Ela está sempre atenta às nossas necessidades e intercede por nós.

Ele diz:

“Maria não é apenas mãe, ela é também a nossa intercessora, que nos leva ao Senhor”. (Papa Francisco, Audiência Geral, 5 de julho de 2017)

Quanto aos santos, é importante lembrar que eles são homens e mulheres que viveram suas vidas como Cristo e alcançaram a perfeição da caridade. Muitos, durante suas vidas, realizaram milagres como sinais da presença de Deus. Após a morte, continuam intercedendo por nós.

O Papa Bento XVI, em sua encíclica Deus Caritas Est (2005), falou sobre como os santos são “modelos da presença de Deus em nosso mundo” e que, através deles, Deus continua a agir de maneira visível.

Porém, é fundamental entender que, embora a Virgem Maria e os santos possam interceder por nós, a verdadeira fonte desses milagres é sempre Deus. O Catecismo é claro ao afirmar que “são os milagres que nos mostram o poder de Deus” (Catecismo, 547).

Nada pode acontecer fora da vontade divina. Os milagres não são feitos por magia, mas pela ação misericordiosa e bondosa de Deus. Embora possamos pedir a intercessão de Maria ou dos santos, é Deus quem tem o poder de realizar maravilhas em nossas vidas.

Portanto, Nossa Senhora e os santos não realizam milagres por si mesmos. Eles são instrumentos da graça divina e intercedem por nós diante de Deus. Ao buscar a intercessão de Nossa Senhora ou dos santos, lembremos que estamos confiando nossa vida à ação de Deus, que, em Sua bondade infinita, sempre cuida de seus filhos amados.

Artigo anteriorSanto do dia 12 de novembro: Josafá Kuncewicz, bispo e mártir
Próximo artigoSanto do dia 13 de novembro: Santo Estanislau Kostka