Suas intenções podem ser depositadas aos pés de Maria, na gruta de Lourdes
Por Aleteia*
Mais de duas mil aparições de Nossa Senhora foram registradas em todo o mundo. No entanto a Igreja só reconhece 16. Entre elas:
– Nossa Senhora de Guadalupe, México, 1531;
– Nossa Senhora de Siluva, Lituânia, 1608;
– Virgem da Medalha Milagrosa, França, 1830;
– Nossa Senhora do Sion, Roma, 1842;
– Virgem de La Salette, França, 1846;
– Nossa Senhora de Lourdes, França, 1858;
– Nossa Senhora de Gietzwald, Polônia, 1877;
– Virgem de Fátima, Portugal, 1917;
– Mãe do Mundo de Kibeho, Ruanda, 1981.
No caso de Nossa Senhora de Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina, Iugoslávia, a Igreja ainda segue o parecer dos bispos da Iugoslávia, em 1991. Alegaram que não é possível estabelecer que houve aparições sobrenaturais. Desde 2010 foi criada uma comissão da Congregação da Doutrina da Fé, que pretende determinar a sobre naturalidade ou não do Fenômeno. Mas hoje vamos verificar a aparição de Nossa Senhora de Lourdes na França, em 11 de fevereiro de 1858.
A história da aparição
Três meninas, Bernadette Soubirous, de 14 anos, sua irmã Maria Toinette de 11 anos, e uma amiga, Jeane Abadie, de 12 anos. A caminho do rio, perto da localidade onde moravam, ao passar por uma gruta, ouviram uma voz feminina, muito carinhosa, as chamar. Ao entrarem viram uma Jovem Senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um Rosário de contas de pérolas em sua mão.
Rezaram juntas e depois Maria desapareceu. Durante cinco meses, Nossa Senhora apareceu para as três, sempre marcando dia e hora de quando apareceria. A notícia se espalhou, mas só as meninas viam. Isto gerou muita desconfiança e dúvidas na população. Bernadette foi vítima de zombarias pela população da aldeia.
O governo, sabendo da situação, interditou a gruta por um determinado tempo. A menina, no entanto, se mostrou firme. E comunicou que Maria pediu que se construísse uma capelinha, no lugar das aparições. A desconfiança e a resistência começaram a ficar sérias. Nossa Senhora, então, em uma de suas últimas aparições, disse a Bernadette que fosse a gruta em determinado dia, cavasse o chão com as suas próprias mãos. A menina obedeceu e, no local, começou a jorrar água e nunca mais parou. Todos sabiam que aquela região tinha característica de ser muito seca. Ao saber da água que brotou na gruta o povo começou a ir ao local em busca de cura. E assim foi. Começaram uma série de curas, em pessoas com deficiências físicas e outras diversas enfermidades incuráveis.
Milagres
Confirmadas por médicos e cientistas, estas curas continuam até hoje. Foi criada uma comissão permanente para avaliar e testar se determinadas curas constituem milagres ou não. A Igreja Católica, através de Dom Laurence, bispo de Arbes, proclamou, oficialmente, a posição da Igreja diante dos fatos, corroborados por sábios, doutores e experientes sacerdotes. Ficaram convencidos que as ações eram efetivamente sobrenaturais e divinas. Assim confirmou-se que Nossa Senhora havia realmente aparecido para Bernadette. Não poderia ser outra coisa senão uma intervenção divina!
Depois da última aparição, Bernadette ingressou na Congregação das Irmãs de Caridade de Nevers. Estava com 22 anos. No entanto faleceu cedo, com apenas 34 anos.
Uma das grandes revelações é a afirmação da Santa e Imaculada Conceição de Maria, título este que o Papa Pio IX havia conferido à Nossa Senhora 4 anos antes, em Roma. É um dogma de fé da Igreja.
Em 1876 foi edificada a Basílica de Lourdes, no local das aparições. Hoje, ela recebe milhões de peregrinos de todo o mundo. Bernadette foi canonizada pelo Papa Pio XI, no dia 08 de dezembro de 1933.
A maior mensagem de Nossa Senhora de Lourdes é a conversão e a penitência. Que os que estão distantes, voltem para a casa do Pai, pois enfrentamos tempos de grandes dificuldades.
Intenções
E é por isso que, na proximidade da festa de Lourdes, a rede social de oração Hozana criou uma página de intenções especial para que você possa confiar todas as suas necessidades humanas e espirituais para Nossa Senhora de Lourdes.
No dia 11 de fevereiro, dia de sua festa, um membro do Hozana depositará aos pés de Maria, diretamente na gruta de Lourdes, todas as intenções de oração confiadas nessa página. Caso você deseje confiar algo à Nossa Senhora de Lourdes, clique aqui e deposite sua intenção de oração!
*Com Rubens Lace, pelo Hozana