O primeiro santo brasileiro já tinha fama de santidade ainda em vida
Aleteia / Francisco Vêneto
Neste mês de outubro, a festa de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, recordará os 200 anos da sua entrada na vida eterna.
De fato, ele partiu deste mundo para a eternidade no Mosteiro da Luz, em São Paulo, no dia 23 de dezembro de 1822, aos 83 anos, já com fama de santidade. Portanto, não é que o aniversário do seu falecimento seja em outubro: a sua festa litúrgica é que é no dia 25 de outubro, por ser a data da sua beafificação pelo Papa João Paulo II em 1998. As celebrações deste mês, no entanto, já dedicarão especialíssima lembrança ao seu 200º aniversário de partida para a vida eterna
Canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI em São Paulo, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, é o primeiro santo nascido em território brasileiro.
Ele nasceu em Guaratinguetá, SP, em 10 de maio de 1739, numa família de posses, e renunciou a tudo para seguir a vida religiosa. Entrou no convento franciscano de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro, aos 16 anos, e, em 1761, fez seus votos religiosos solenes.
Um ano depois, foi ordenado sacerdote e enviado para o convento de São Francisco, em São Paulo, para prosseguir os estudos de filosofia e teologia e trabalhar pastoralmente.
Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje o Mosteiro da Luz, das irmãs concepcionistas. Ele mesmo projetou e trabalhou na construção do recolhimento, com destaque para a capela. Sua trajetória é chamativa pelos muitos milagres testemunhados; confira no artigo ao final desta matéria.
200 anos de falecimento
Os 200 anos da morte de Frei Galvão serão recordados tanto no santuário arquidiocese dedicado a ele em Guaratinguetá quanto no Mosteiro da Luz, na capital paulista.
Neste último, haverá 8 missas só no dia 25 de outubro, festa litúrgica do santo (7h, 8h15, 10h, 11h15, 12h30, 14, 16h e 18h).
No santuário de Frei Galvão em Guaratinguetá, cuja festa terá o tema “É morrendo que se vive para a vida eterna”, já foi organizada uma carreata no dia 15 e uma novena que teve início no dia 16 e vai até o dia 24. Na data da festa, 25 de outubro, a primeira Missa será celebrada às 6h, seguida de outras às 9h, 12h, 15h30 e 19h.
:: Saiba mais aqui sobre a história do primeiro santo brasileiro.