Missa e confraternização encerram Retiro anual dos frades da Província Nossa Senhora dos Anjos

Divulgação: Província Nossa Senhora dos Anjos

Realizado anualmente, o retiro abordou temas como o perdão e seus efeitos benéficos para o ser humano, a importância da oração, os benefícios da meditação e contemplação na vida de um frade.

Por Frei André Luiz Carvalho Martins, OFMCap*

Com o tema “Espiritualidade e Saúde Mental”, os frades capuchinhos da Província Nossa Senhora dos Anjos concluíram nesta sexta-feira, 12, o seu Retiro Espiritual em Teresópolis, Rio de Janeiro, localizado ne Serra Fluminense a cerca de 94,3 km da capital. O retiro é realizado anualmente e este ano abrangeu o período de 8 a 12 de julho.

O evento que acontece anualmente foi dedicado à oração, meditação e reflexões sobre temas pertinentes ao crescimento pessoal e fraterno, renovando assim sua espiritualidade e fortalecendo a vocação. Este tempo também é propício para o reencontro com os irmãos que moram distante.

Este período foi dedicado à oração pessoal (oração mental), oração em fraternidade e reflexões sobre temas pertinentes para o crescimento pessoal e fraterno, renovando assim sua espiritualidade e fortalecendo a vocação. Este tempo também foi propício para o reencontro entre os irmãos que moram distantes.

Sob a assessoria do Frei Fernando de Araújo Lima (OFM), o tema central “Espiritualidade e Saúde Mental”, proporcionou aos frades uma oportunidade única para explorar a integração entre práticas espirituais e o cuidado com a saúde mental.

Foram abordados temas como o perdão e seus efeitos benéficos para o ser humano, a importância da oração, os benefícios da meditação e contemplação na vida de um frade. Estes temas não só promovem o bem-estar individual, mas também fortalecem os laços fraternos entre os irmãos.

O retiro não apenas ofereceu um momento de recolhimento espiritual, mas também foi um espaço para a comunhão entre os seus participantes, criando um ambiente propício para o crescimento espiritual e pessoal de cada um.

Os frades interagiram ativamente com o assessor e compartilharam suas experiências tanto pessoais quanto pastorais. O encontro foi de grande importância para a Província Nossa Senhora dos Anjos, pois os frades conseguiram aproveitar ao máximo o ambiente proporcionado pelo Sítio Assunção, local do encontro, e as partilhas do Frei Fernando.

De forma geral, os frades expressaram gratidão pela oportunidade de dedicar um tempo significativo à vida de oração e reflexão pessoal, enriquecendo assim sua missão de servir a Deus e aos irmãos. O encerramento deu-se com uma missa e confraternização.

*Província Nossa Senhora dos Anjos

Artigo anteriorSanto do dia 12 de julho: São João Gualberto
Próximo artigoSanto do dia 13 de julho: Santa Teresa de Jesus dos Andes