A basílica estava lotada, havia muitas pessoas em pé e outras sentadas no chão. A maioria dos participantes vestia uma camiseta azul com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi vendida antes do evento como forma para arrecadar dinheiro para os custos da entronização.
Por Nathália Queiroz / ACI Digital
Mais de 6 mil brasileiros participaram da missa de entronização de Nossa Senhora Aparecida na basílica da Imaculada Conceição, em Washington, DC, o maior templo católico dos EUA, no sábado (14).
“Que alegria estarmos aqui hoje! Que bom estarmos aqui!”, disse na homilia o bispo de Fall River, Massachusetts, dom Edgar da Cunha, brasileiro natural de Jacuíbe (BA). “Graças a Deus, conseguimos, pela primeira vez na história reunir o povo fiel da comunidade brasileira aqui nos EUA, vindos de tantas partes distantes deste país, da Florida a Califórnia, para juntos celebrarmos esse encontro e esse evento que permanecerá na história e perdurará na nossa memória”.
A missa da entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada em português pelo arcebispo emérito de Boston, cardeal Seán O’Malley. O núncio apostólico nos EUA, dom Christophe Pierre, nove bispos e mais de 50 padres concelebraram a missa.
A basílica estava lotada, havia muitas pessoas em pé e outras sentadas no chão. A maioria dos participantes vestia uma camiseta azul com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi vendida antes do evento como forma para arrecadar dinheiro para os custos da entronização.
“Estamos aqui para comemorar, celebrar, honrar, a Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora Aparecida. Pedir sua intercessão e suas bênçãos, como também prometer imitá-la em suas virtudes”, continuou dom Edgar que mora há mais de 45 anos nos EUA.
Para ele, “esse não é um encontro social, cultural, político ou de entretenimento, mas sim, uma peregrinação, um momento para nos encontrarmos com Deus, com nossa Mãe Maria, com nossos irmãos na fé e um momento de verdadeira demonstração de fé”.
“Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe. Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós ao seu filho Jesus”, concluiu.
A organização da entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida em Washington, DC., começou há dois anos, liderada pela vice-reitora de estratégias globais da Universidade Católica da América (UCA), Duilia de Mello. Ela conseguiu a ajuda de dom Edgar, que envolveu mais de 20 líderes de comunidades católicas brasileiras de todos os EUA. Assim, a entronização se tornou uma grande peregrinação de brasileiros.
“É uma grande honra receber cada um de vocês que vieram de diferentes lugares em peregrinação para participar deste evento histórico e profundamente simbólico para nossas nações, Brasil e EUA”, disse Duilia de Mello antes de começar a missa.
“Hoje, a capital americana também se torna o lar da padroeira do Brasil. A entronização de Nossa Senhora Aparecida na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição nos une ainda mais. A partir de agora, temos um local sagrado para venerá-La e para depositar nossas preces aos seus pés”, continuou.
“Acolher a imagem de nossa mãe significa abrir nosso coração para seguir seu Filho Jesus e ‘fazer tudo o que Ele nos disser’”, concluiu.
Além da missa, os brasileiros saíram em procissão nas ruas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, rezaram o terço e tiveram pregações. O dia terminou com um momento de louvor e adoração com a irmã Kelly Patrícia.