Jubileu de Prata Episcopal de Dom José Ubiratan Lopes é celebrado na Diocese de Itaguaí em noite de muita alegria

Dom Ubiratan: “o meu agradecimento e a minha gratidão por tudo que aconteceu” | Fotos: Pascom/Catedral São Francisco Xavier

A celebração reuniu fiéis de toda a região, que foram prestar suas homenagens e agradecer pelos anos de serviço e dedicação de Dom Ubiratan à comunidade

Por Emilton Rocha*

Na quinta-feira, 20 de fevereiro, a Diocese de Itaguaí celebrou com grande alegria os 25 anos de dedicação episcopal de Dom José Ubiratan Lopes, OFMCap, bispo emérito da Diocese de Itaguaí-RJ.

A Missa Solene em Ação de Graças pelo seu Jubileu de Prata teve início às 18h, na Catedral São Francisco Xavier, reunindo bispos, sacerdotes, diáconos, autoridades municipais e o povo de Deus. Entre os presentes, destacaram-se o cardeal Orani João Tempesta, o presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Dom Gilson Andrade, o prefeito de Itaguaí, Haroldo Rodrigues de Jesus Neto, além dos irmãos de Dom Ubiratan, Ubirajara Lopes e Maria Augusta Lopes, que saíram e Itambacuri (MG), sua cidade natal, para o grande evento.

A foto oficial para a posteridade.

A celebração reuniu fiéis de toda a região, que foram prestar suas homenagens e agradecer pelos anos de serviço e dedicação de Dom Ubiratan à comunidade. A missa, realizada na catedral, foi um momento de profunda emoção e espiritualidade, onde amigos, familiares e membros do clero expressaram seu carinho e reconhecimento ao bispo emérito.

Durante a homilia, Dom Paulo Celso Dias, bispo da Diocese de Itaguaí, ressaltou a simplicidade e humildade de Dom Ubiratan, destacando sua dedicação à Igreja.

“Agradecemos a Deus pelos 23 anos de serviço à nossa Diocese, nos deixando um legado de amor, evangelização e atenção especial aos pobres. Dom Ubiratan, o senhor é um homem de oração, seguidor de Cristo. Por isso, agradecidos a Deus, pedimos a intercessão dos santos e anjos para que, daqui a cinco anos, quando nossa Diocese celebrar seu jubileu de ouro, o senhor comemore seus 30 anos de episcopado. Louvado seja Deus!” – disse.

Ao final da celebração, após as bênçãos finais, Dom Ubiratan recebeu com carinho o abraço e a gratidão dos fiéis que prestigiaram aquele momento especial. Muitos aproveitaram a ocasião para parabenizar pessoalmente Dom Ubiratan e expressar sua admiração pelo legado que ele deixou na diocese. Após, um jantar foi servido.

Dom Paulo: “nos deixa um legado de amor, evangelização e atenção especial aos pobres”

O clima de alegria e fraternidade permeou toda a comemoração, reforçando os laços de amizade e comunidade entre os presentes.

O agradecimento de um feliz Dom Ubiratan

“Agradeço a todos vocês, amigos, de todo coração, pelas felicitações a mim enviadas e pelas orações pela ocasião da celebração de meu Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal. Obrigado por tudo e ofereço-lhes as minhas orações. Fiquei muito feliz, agradeci muito a Deus por esses 25 anos em que o Papa João Paulo II confiou-me a missão de Bispo, a missão episcopal como pastor da Igreja da Diocese de Itaguaí.

Por isso, eu tenho uma atitude de louvor e agradecimento a Deus Todo Poderoso, que a sua graça nunca me faltou. E também eu sou muito grato às pessoas, aos amigos e aos que participaram comigo, tanto o clero quanto os leigos e leigas que me ajudaram a caminhar e que também trabalharam na evangelização.

Por todos vocês, por todos os amigos e por todas as pessoas que estiveram presentes e pelas que me enviaram mensagens tão bonitas por esta ocasião, o meu agradecimento e a minha gratidão por tudo que aconteceu.

Obrigado, Senhor, pelo dom da minha vida, pelo dom da minha vocação e também por esses 25 anos em que eu estive e estou seguindo a Igreja também como pastor que a própria Igreja me confiou. Quero enviar uma bênção pata todos vocês, por ocasião do meu Jubileu de Prata Episcopal e que essa bênção do Senhor possa estar presente em suas vidas, em suas famílias e para que vocês sejam sempre iluminados durante todos os dias de suas vidas: o Senhor vos abençoe e vos guarde, o Senhor vos mostre a sua face e se compadeça de vós, o Senhor volva esse olhar de vos dê a sua paz. O Senhor vos abençoe, Pai, Filho e Espírito Santo, amém. A vossa proteção recorremos, Santa Maria de Deus, não desprezeis as nossas súplicas, mas acolheis debaixo de vossa proteção hoje e sempre. Amém.”

*Com informações de Claudio Leal Simões, Coordenador da Pascom da Catedral São Francisco Xavier

Galeria de fotos

 

Artigo anteriorSanto do dia 21 de fevereiro: São Pedro Damião
Próximo artigoSanto do dia 22 de fevereiro: Santa Margarida de Cortona