A Igreja na Coreia do Sul se prepara para a Jornada Mundial da Juventude de 2027; O Comitê organizador está localizado em Seul, num edifício da arquidiocese local.
Por A12 Redação
A Igreja na Coreia do Sul se prepara para a Jornada Mundial da Juventude de 2027, uma oportunidade para a vivência da sinodalidade entre leigos, religiosos, religiosas e o clero.
O Comitê organizador está localizado em Seul, num edifício da arquidiocese local. A “Equipe de Pesquisa preliminar” é formada por 40 pessoas, entre jovens, religiosos e padres.
“Vamos trabalhar, como diz o apóstolo Paulo, no respeito e na comunhão de nossos respectivos carismas e responsabilidades, dentro do Corpo de Cristo, em uma experiência que nos faz Igreja”, disse Paul Kyung-sang Lee, bispo auxiliar de Seul, um dos responsáveis pelo Comitê.
Além disso, junto à delegação coreana, o bispo auxiliar de Seul e o arcebispo, Peter Chung Soon-taick, presidente do Comitê Organizador da JMJ 2027, vão participar do Congresso Internacional da Pastoral da Juventude, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano.
A proposta é a de aproveitar o evento para dialogar com os líderes da pastoral juvenil de todo o mundo e o Comitê Organizador da JMJ Lisboa 2023. O momento de troca de ideias vai ajudar também a fomentar o espírito de unidade na JMJ Seul 2027.
O arcebispo Chung falou aos sacerdotes e jovens envolvidos:
“O processo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude em Seul é em si uma viagem a ser feita em conjunto, é uma característica da Igreja sinodal, esperando que a viagem para a JMJ seja cheia de graça.”
Alguns dos coreanos engajados no grupo inicial compartilharam suas experiências:
Deborah Jang So-hyun se questionou e encontrou uma resposta para a pergunta:
“qual a melhor forma de transmitir o amor de Deus”;”é importante experimentar pessoalmente o amor de Deus e aprofundar o encontro com Cristo, para dá-lo ao próximo não sozinho, mas juntos”.
A Irmã Son Sang-hee disse:
“acredito que, com as orações, nossa boa vontade e humildade, a obra de Deus pode ser realizada por nosso intermédio”.
E o padre salesiano Kim Sang-yoon afirmou:
“começamos ouvindo: vamos todos ouvir com atenção. Depois, juntamos o que reunimos e vemos aonde o Espírito Santo nos conduz. Não nos esqueçamos de que, nessa viagem, Deus não nos abandona, mas está sempre conosco e nos ama”.
Fonte: Vatican News