Igrejas do mundo inteiro são convidadas a promover as “24 horas para o Senhor”

A celebração começa na sexta-feira, 8, e percorre todo o sábado, 9, véspera do quarto domingo da Quaresma, e se celebra nas dioceses do mundo inteiro

Por CNBB

Na próxima sexta-feira, 8 de março, será realizada a iniciativa quaresmal de oração e reconciliação “24 horas para o Senhor”, promovida pelo Dicastério para a Evangelização. Esta é a décima primeira edição e terá como lema “Caminhar numa vida nova”, inspirado na passagem da Carta aos Romanos (Rm 6, 4). Em Roma, o Papa Francisco vai celebrar na paróquia de Sâo Pio V, no bairro Aurelio, com atendimento de confissões.

O evento começa na sexta-feira, 8, e percorre todo o sábado, 9, véspera do quarto domingo da Quaresma, e se celebra nas dioceses do mundo inteiro. Paróquias e comunidades cristãs são convidadas a aberturas extraordinárias das igrejas, para oferecer a possibilidade dos fiéis pararem em momento de adoração e também como oportunidade para se confessarem.

Um subsídio litúrgico-pastoral para o momento foi preparado pelo Dicastério para a Evangelização com uma reflexão sobre Sacramento da Reconciliação, a abordagem da oração pessoal através da Palavra de Deus e sugestões para a celebração em comunidade, com a catequese do Papa Francisco sobre o perdão. O material pode ser baixado gratuitamente em português e outras 5 línguas, como inglês e espanhol, através do site do dicastério: www.evangelizatio.va. Baixe aqui a versão em Português.

Segundo o pró-prefeito do dicastério, dom Rino Fisichella, o objetivo da iniciativa penitencial “é colocar o Sacramento da Reconciliação novamente no centro da vida pastoral da Igreja, portanto, das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais”. Fisichella ressalta o lugar central da misericórdia no Evangelho: “a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas, sim, um pai que o acolhe, o consola e também lhe mostra o caminho da renovação”.

No Brasil, várias Igrejas Particulares vão promover ações para celebrar as “24 horas para o Senhor”, como vigílias, momentos de oração, Hora Santa com adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, entre outras atividades. É o caso, por exemplo, da arquidiocese de Ribeirão Preto, da diocese de São Carlos (SP), da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), da arquidiocese de Niterói (RJ) e da diocese de Camaçari (BA).

Artigo anteriorSanto do dia 5 de março: São João José da Cruz
Próximo artigo24 horas para o Senhor: ‘Caminhar numa vida nova’ (Rm 6,4)