CNBB disponibiliza documento do registro de nascimento da Campanha, assinado por Dom Helder Câmara
Em 2024, a Igreja no Brasil celebra seis décadas da iniciativa que durante toda a Quaresma expressa a caridade e a solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares, a Campanha da Fraternidade é constituída por três valores: a comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; a conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho e a partilha como visualização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (1Ts 1,3).
As ações de solidariedade já tinham sido iniciadas em caráter regional desde 1960, por iniciativa três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira e planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição.
A sugestão desta arrecadação foi aceita por Dom Eugênio de Araújo Sales, que realizou a campanha na Arquidiocese de Natal em 1962, com a adesão de três dioceses e um apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste promoveram a iniciativa, gerando uma eficiente experiência pastoral, fato que repercutiu em todo o Brasil.
E há exatos 60 anos, em 26 de dezembro de 1963, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Helder Câmara, enviou uma carta circular a todos os bispos comunicando que a Campanha da Fraternidade de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. A proposta recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses instaladas no país até aquele momento.
E para celebrar este ano importante, o departamento de comunicação da CNBB dá início a um trabalho de recuperação da história desta campanha, incluindo documentos e momentos importantes de sua consolidação em paróquias e comunidades em todo o país. Junto ao Centro de Documentação e Informação, a CNBB divulgou a carta enviada por Dom Helder, definido como o registro de nascimento da Campanha da Fraternidade no momento em que ela assume um caráter nacional. O documento pode ser visto neste link.
“Os grandes resultados que se esperam da Campanha são: lembrar os fiéis que eles são Igreja (fazer entender, de modo prático e definitivo, o erro de imaginar que a Igreja são só os bispos e os padres), levar os fiéis a ser responsáveis pelas obras de apostolado e pelas obras sociais mantidas pela Igreja, tornar conhecido o trabalho apostólico e social da Igreja”, foram alguns itens levantados por Dom Helder.
A Campanha da Fraternidade do próximo ano tem como tema:“Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”(Mt 23, 8), inspirados a Encíclica do Papa Francisco, a Fratelli Tutti, refletindo a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
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Fonte: CNBB