A juventude tem a missão de construir um país e um mundo mais justo, solidário e fraterno; para tanto, é preciso ter três posturas simples: viver na alegria, deixar-se surpreender por Deus e conservar a esperança.
Emilton Rocha / Pascom
Na primeira semana de abril o reitor e pároco do Santuário Basílica de São Sebastião, Frei Jorge de Oliveira, convidou Luis Novaes, 24 anos, para coordenar o Grupo de Jovens Capuchinhos, ainda em fase de criação, para jovens com idade de 15 a 29 anos.
De pai e mãe católicos, com um irmão e uma irmã, Luis é apaixonado por estudos bíblicos e catecismo e pretende formar jovens para levar até eles a palavra de Deus, a tradição e o magistério.
Sobre Carlo Acutis, adolescente católico italiano nascido no Reino Unido e beatificado pela Igreja Católica, Luiz o considera um grande evangelizador nas redes sociais, onde, entre outras coisas, pregava sobre a eucaristia e incentivava jovens a difundir o Evangelho, com testemunho, vida e exemplos.
O primeiro encontro do novo grupo será realizado no dia 14 de abril (domingo), às 16h, no Salão Frei Nemésio. O Santuário Basílica de São Sebastião está localizado à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca. Informações através do telefone 2204-7900 (Secretaria).
As dicas para um primeiro encontro de sucesso
Esta é a primeira impressão que as pessoas terão do grupo e assim definir o tom de como deseja que o grupo de jovens católicos seja.
▪Deseja que as pessoas se divirtam, seja através de jogos, com um convidado orador, oferecendo alimentos, fazendo uma atividade de construção de time, ou o que achar interessante. Chances são que se as pessoas se divertirem, elas vão voltar.
▪Marcar uma data e hora para o próximo encontro com o intuito de capturar o entusiasmo das pessoas ali e as atrair para o próximo encontro;
▪Ter uma folha de papel onde todos possam colocar suas informações, por exemplo, telefone, email;
▪Escolher um local para a reunião, e fixar. Isso deve ser um lugar comum, a maioria dos grupos geralmente se encontra na sala da paróquia;
▪Não tem que chamar o encontro de reunião, poderia ser chamado de muitas coisas como sessão de informação, conversa em grupo, ser criativo!;
▪Rezar! Lembrar-se de pedir ao Espírito Santo para guiar este grupo e trazer novos membros. Ter fé e continuar esta importante caminhada com a juventude, sem desistir diante das dificuldades.
Começar um grupo de jovens é um processo desafiador. Especialistas dizem que levará 3 anos para ficar bem estabelecido. Um grupo jovem pode ser uma boa maneira de formar comunidade, comunhão cristã e criar um bom trampolim para eventos maiores, como viagens, missões, serviço na comunidade e paróquia, entre outros.
O ebook Como Formar um Grupo Jovem na Igreja Passo a Passo! oferece estrutura e orientação essencial com conteúdo rico e inspirador para formação de grupo jovem na Igreja. Seu autor, o carioca Rodrigo de Sá, “católico, apostólico romano desde de sempre”, ensina que, além de formar o grupo com a graça de Deus, este vai ser muito produtivo e tudo de maneira muito fácil como as ações abaixo.
▪ Marcar reuniões e pesquisar sobre a juventude da paróquia;
▪ Desenvolver uma visão e plano pastoral;
▪ Oferecer oportunidades para paróquia apoiar a juventude;
▪ Desenvolver um time;
▪ Rezar e fazer do discipulado e evangelização os objetivos principais;
▪ Comunicação estabelecida e desenvolvimento de equipe de liderança jovem de sucesso;
▪ Desenvolver um espaço saudável aos jovens;
▪ Manter ambiente divertido, porém com base sólida;
▪ Oferecer materiais adicionais para maior reflexão;
▪ Rezar e servir juntos;
▪ Experiências imersivas, organizar viagens e passeios;
▪ Conectar com outros grupos jovens;
▪ Criar grupos de Instagram ou Facebook;
▪ Desafiar-se e sorrir.
Segundo especialistas, a principal importância do grupo de jovens consiste na apresentação de um espaço para que eles possam descobrir seu papel na comunidade e também os ajudar, mostrando-lhe qual é o caminho que leva a Jesus. Nos encontros pretende-se aproximar e oportunizar a criação de laços entre o jovem e Cristo e, seguidamente com sua Igreja, conduzindo-o a um processo de conversão diária e santificação que deverá culminar com uma participação ativa na vida de comunidade.