Frei João Carlos: “Ninguém merece a vocação sacerdotal, é uma graça de Deus”

Frei João Carlos de Araújo no dia da festa de Nossa Senhora das Graças, no Santuário da Medalha Milagrosa. / Foto: Emilton Rocha

Por Emilton Rocha / Pascom

Frei João Carlos de Araújo está de malas prontas para uma nova missão. Completando 35 anos de Ordenação Sacerdotal celebrados no dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, ocasião em que cinco pós-noviços renovaram publicamente os votos religiosos, o querido frade despediu-se de parentes, amigos e confrades às vésperas de sua partida para Petrópolis (RJ), onde assumirá as funções de Vigário da Fraternidade e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Quitandinha. É a quarta vez que Frei João Carlos é enviado para Petrópolis em missão.

Durante sua fala ao agradecer o impecável trabalho prestados pelo frade e amigo durante os cinco anos em que este residiu no convento e serviu a Deus, o Ministro Provincial, Frei Arles Dias de Jesus, disse que elevava a Deus “nossa gratidão pelos trinta e cinco anos de ministério sacerdotal de nosso amado irmão Frei João Carlos de Araújo. Acolhemos com alegria seus dois irmãos, amigos e companheiros Padre Jamil Serafim de Paula e Padre Domingos Sávio de Souza Leal. No decorrer de todo o curso de Teologia, constituiu-se este fraterno e inseparável trio. Sempre amigos, sempre irmãos. Muita honra para nós, poder hoje contar com a presença deste abençoado trio no altar de nosso Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Menores Capuchinhos”.

O despertar para a vocação aconteceu aos cinco anos quando Frei João Carlos frequentava a Igreja dos Capuchinhos em Niterói. “Daí pra frente nunca deixei de pensar em ser padre. Até que aos quinze anos entrei para o seminário, em 1974.”, disse à Pascom. Perguntado se ele é querido por causa de seu trabalho de evangelização ou pelo carisma, respondeu: “Fico sem saber responder… mas é um dom de Deus”. Para ele, “ninguém merece a vocação sacerdotal – é uma graça de Deus!”.

Nascido no dia 4 de março de 1957 em Brejão (PE), filho de Carlos Souto de Araújo e Maria Souto de Araújo, Frei João Carlos ingressou, aos vinte ano, no aspirantado em Conceição do Mato Dentro (MG), onde o concluiu em 1979, no município de Santa Teresa (ES). Consumou o postulado (na época postulantado) em Itambacuri em 1980. Em Teresópolis-RJ, no ano de 1981, fez o noviciado. Emitiu a Profissão Temporária no dia 7 de fevereiro de 1982 e a Profissão Perpétua em 2 de fevereiro de 1985. No dia 10 de dezembro de 1988 recebeu a Ordenação Sacerdotal sob a imposição das mãos de Dom Antônio Elizeu Zuqueto, OFMCap, então Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas.

Na Província, entre os inúmeros serviços prestados à Província, foi por três vezes Ministro provincial. Frei João Carlos é estimado por todos os frades e muito dedicado às fraternidades onde prestou seu múnus fraterno (dever fraternal). Há pouco tempo, foi designado a fazer parte da Fraternidade Nossa Aparecida em Petrópolis.

“Em nome da Província Nossa Senhora dos Anjos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, nossos votos para que possa, como sempre, desempenhar com sabedoria a nova missão que a Santa Obediência lhe confiou. Ainda em nome de todos os frades da Província, nossa gratidão pelo precioso dom de sua vida e por tudo o que sempre fez e faz para que a vida fraterna seja sempre colocada em primeiro lugar”, acentuou Frei Arles.

“Sentirei saudades do convívio com o povo”, afirmou Frei João Carlos.

Artigo anteriorPrimeira Jornada Mundial da Criança será em maio de 2024
Próximo artigoSanto do dia 10 de dezembro: Nossa Senhora de Loreto