Por Laura Lo Monaco / ACI Digital
Oração da quaresma, por meio das redes sociais, com início na madrugada, foi popularizada por frei Gilson e as irmãs do Instituto Hesed; transmissões reúnem católicos de todo o Brasil
A Quaresma de São Miguel tem início nesta quinta-feira, 15, na Festa da Assunção de Nossa Senhora, e terminará no dia 29 de setembro, na Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Serão 40 dias de oração em que os fiéis colocam suas intenções particulares sob os cuidados do poderoso arcanjo São Miguel.
A internet tem sido um meio de comunicação utilizado por diversos padres, catequistas e institutos religiosos para divulgar práticas oracionais, pregações e formações sobre a fé e a doutrina católica. Um exemplo marcante, neste tipo de evangelização, são os 40 dias com São Miguel Arcanjo, conduzidos pelo frei Gilson, da Ordem dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.
Durante os 40 dias que antecedem a festa dos arcanjos, o frei reza o rosário diante do Santíssimo Sacramento às 4h da manhã, com transmissão ao vivo pelas suas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube.
Os fiéis que participam ressaltam que o desafio de acordar de madrugada é superado pelas graças alcançadas. “São dias que nos aproximam do amor d’Ele e nos mantém firmes no propósito”, compartilha a maquiadora profissional Bruna Leite, de Lorena (SP).
As irmãs religiosas do Instituto Hesed também fazem a Quaresma de São Miguel e incentivam todos a participarem deste período de oração e combate espiritual. Além de acordar às 4h para rezar, Irmã Kelly Patrícia publica, em seu perfil no Instagram, dicas de penitência, como tirar o açúcar do café e do suco, usar o celular apenas para o essencial…
Frei Gilson e as irmãs do Instituto Hesed alcançam milhares de pessoas com as orações na madrugada todos os anos, popularizando a devoção ao poderoso São Miguel Arcanjo.
São Miguel Arcanjo: auxílio nas batalhas espirituais
Bruna explica que começou a rezar a Quaresma de São Miguel por acaso, no período pós-parto de seu filho Theo em 2021. Desde então, ela não parou mais. A maquiadora destaca quão importante foram as orações naquele período: “Só eu sei o quanto os rosários me ajudaram nas madrugadas em claro enquanto eu precisava cuidar dele recém-nascido. Quem é mãe sabe o quão desafiador é esse período, e por isso a Quaresma de São Miguel me marcou tanto no ano de 2021”.
A artesã e líder de recepção, Jaqueline Azevedo, de Jundiaí (SP), conta que faz a Quaresma de São Miguel desde 2018. Além das orações específicas da devoção e da oração do rosário, Jaqueline busca a confissão sacramental e faz um propósito específico para o tempo da quaresma: “Busco me colocar mais ‘profundamente’ na presença de Deus”. Ela recorda a intercessão de São Miguel Arcanjo em sua primeira experiência com a quaresma: “Esse primeiro ano foi bem marcante, estávamos vivendo um período bem difícil de batalhas aqui em casa”.
Muitos fiéis relatam a obtenção de graças e a vivência de acontecimentos que trouxeram maior aproximação a Deus, como é o caso da dona de casa Jucimeire dos Santos Alves. “No último ano, enquanto acompanhava, comecei a sentir um cheiro de cigarro muito forte dentro da minha casa, isso aconteceu por alguns dias. Em determinado dia da quaresma, o Frei Gilson fez uma oração na qual falava sobre essa situação. Ele pediu para que jogássemos água benta na casa. Assim eu fiz e nunca mais senti o cheiro”, compartilha.
A penitência de acordar às 4h
Jucimeire dos Santos Alves, que mora em Itaguaí (RJ), faz a Quaresma de São Miguel há três anos. Acordar às 4h da manhã para rezar é um desafio interessante para ela. “No primeiro dia, por exemplo, eu experimentei algumas estratégias para evitar usar o celular como despertador. Em vez disso, eu senti uma presença que parecia me acordar naturalmente, como se alguém estivesse me dizendo que era hora de acordar. Faltando cinco minutos para as quatro, eu acordava sem necessidade de um alarme, e começava a rezar tranquilamente. A adaptação à nova rotina foi gradual, mas muito tranquila”.
Origem da Quaresma de São Miguel Arcanjo
A palavra quaresma tem origem no latim e significa quarenta dias. Ela remete aos quarenta dias em que Jesus permaneceu no deserto sofrendo as tentações antes de sua Paixão na Cruz, portanto, é um período de preparação e provações. Na Bíblia Sagrada, o número 40 também é referenciado em outras passagens, sempre significando um período de expectativa.
A Quaresma de São Miguel Arcanjo é uma prática devocional iniciada por São Francisco de Assis, na Idade Média, quando ele dedicava orações especialmente a São Miguel nos quarenta dias que antecedem a sua festa. Portanto, durante este período, os fiéis se comprometem a rezar a ladainha e a consagração a São Miguel Arcanjo, a fazer penitências e procurar o sacramento da reconciliação (confissão). É indicado também fazer as orações com uma vela acesa diante de uma imagem ou estampa do arcanjo.