O tempo passa rápido demais – inclusive os tempos litúrgicos! Você está aproveitando?

Pe. Gabriel Vila Verde / Aleteia
O Advento acaba de começar e a sua primeira semana já terminou! O tempo passa rápido demais: você está aproveitando?
E não é só o tempo “em geral” que passa rápido: os tempos litúrgicos também passam, repletos de significado e conteúdo que podemos menosprezar involuntariamente, desperdiçando profundas oportunidades de purificação, renovação, transformação, conversão.
O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico – e é importante não perder de vista o panorama completo, ou seja, a totalidade dos tempos litúrgicos e como, ao longo do ano, eles nos guiam inspiradoramente pela História da Salvação.
Em sua rede social, o pe. Gabriel Vila Verde resumiu assim o ano litúrgico inteiro:
“É chegado o tempo santo do Advento! Vamos começar, por mais uma vez, nossa caminhada com Jesus até a festa de Cristo Rei no ano que vem. Vamos celebrar o Cristo que nasce no Natal, que morre na Quaresma, que ressuscita na Páscoa e caminha conosco durante todo o ano litúrgico”.
E, considerando que estamos na primeira semana deste novo ano litúrgico em nossa vida católica, vamos começá-lo muito bem?
O sacerdote oferece uma importante sugestão para isso:
“Para viver bem este Advento, não esqueça do principal: montar o Presépio em sua casa. Você pode ficar sem a árvore, sem o Papai Noel, sem os enfeites, só não pode ficar sem o Presépio. Se não puder comprar um presépio completo, tenha ao menos as figuras principais – José, Maria e o Menino na manjedoura.
Dedique um espaço privilegiado da sua casa para eles. Monte um Presépio de gesso, de plástico, de resina, de barro… e se não tiver dinheiro, imprima uma foto e cole na parede. Só não deixe de honrar o verdadeiro Dono da festa. Montar o presépio é dizer a Jesus que a nossa casa está arrumada para que Ele possa nascer, habitar e reinar!”.
Feliz ano litúrgico novo!