Na acolhida dos peregrinos Franciscanos, estavam o Reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, acompanhado pelo padre Cristiano Holz, também da equipe de pastoral do Cristo Redentor.
Frei Gustavo Medella / Vatican News
Cento e cinquenta franciscanos e franciscanas, entre frades, irmãs religiosas, irmãs e irmãos da Ordem Franciscana Secular e paroquianos de paróquias franciscanas, dentre os quais muitos jovens e crianças, saíram, às 6h30, do Centro de Convenções das Paineiras, e seguiram rumo ao Cristo Redentor.
O grupo era composto por representantes das cidades de Duque de Caxias, Petrópolis e São Gonçalo. Da capital, participaram irmãos e irmãs da Tijuca, do Rio Comprido, da Rocinha e do Centro da cidade.
Foram três quilômetros de caminhada em fraternidade, marcados pela contemplação da natureza e pela trilha sonora composta por canções franciscanas. Como gesto concreto de cuidado com a Casa Comum, os caminhantes foram recolhendo o lixo que, infelizmente, alguns visitantes deixam pelo caminho, especialmente garrafas de plástico e pacotes de alimentos.
No caminho, os participantes se revezaram na condução de uma Imagem de São Francisco que, ao final do trajeto, após o momento celebrativo, foi entregue ao Santuário do Cristo Redentor para servir à veneração dos fiéis e turistas que visitam a Capela de Adoração Laudato si’, espaço de oração e também de conscientização sobre o Cuidado com a Natureza recentemente inaugurado junto ao Cristo Redentor. No momento da entronização da imagem, foi rezada a Oração para o Tempo da Criação deste ano de 2024, que pede a Deus, cuja Bondade se torna visível na beleza da Criação, que conceda ao ser humano a capacidade de se relacionar de maneira mais respeitosa com seus semelhantes e com a natureza: “Concedei-nos uma nova visão do nosso relacionamento com a Terra e uns com os outros, como criaturas feitas à vossa imagem”. São Francisco é considerado pela Igreja como Padroeiro da Ecologia.
Na acolhida dos peregrinos Franciscanos, estavam o Reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, acompanhado pelo padre Cristiano Holz, também da equipe de pastoral do Cristo Redentor. Ao desejar as boas-vindas aos participantes, padre Omar destacou a profecia do gesto dos peregrinos que, como sinal da importância do cuidado com o meio ambiente, recolheram todos os lixos e detritos que encontraram pelo caminho. Este material foi disposto numa caixa e apresentado no momento de “Celebração Ecológica aos pés do Cristo Redentor”. Conduzida por Frei Felipe Carretta, do Convento Santo Antônio, e com a participação dos padres do Santuário, de outros frades e irmãs, foi um momento de louvor e gratidão a Deus e também um alerta para a urgência do cuidado de todos com o Meio Ambiente.
Entre os participantes, o sentimento predominante foi o de alegria e satisfação. Em clima de Fraternidade e imensa gratidão, ao final da Caminhada, todos se reuniram para a tradicional foto aos pés do Cristo Redentor. E foi nesta hora que a “Irmã Chuva”, prevista para a manhã de sábado, deu o “ar da graça”, abençoando a todos os participantes desta II Caminhada Franciscana ao Cristo Redentor.