Na cidade existe o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora dos Anjos já dura mais de 150 anos, passando de geração em geração.

Por Emilton Rocha
Itambacuri (MG), conhecida como a Cidade Franciscana, a cerca de 417 km de Belo Horizonte, se transforma num grande centro de devoção a Nossa Senhora dos Anjos todos os anos no período de 23 de julho a 2 de agosto, quando ocorre um intenso preparativo para os festejos da padroeira do município que começa com uma carreata e a novena que teve início no dia 24, culminando com a grande festa no dia 2 de agosto.
O evento não é só importante no sentido religioso, mas também no turismo local. O comércio da cidade fica bastante aquecido o que impulsiona a economia com a chegada de caravanas de fieis de todo o pais para homenagear Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da cidade.
A “Carreata do Anúncio”, realizada neste domingo, 23, deu início ao cumprimento da programação que segue com a novena a ser iniciada logo na segunda-feira (veja a programação no final), com missas, celebrações e a grande procissão no dia 2 de agosto. O alto da programação é a Missa Solene no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, ocasião em que os fiéis recebem a indulgência do “Perdão de Assis”.

Além disso, a cultura de Itambacuri e a gastronomia se unem à devoção e à fé a Nossa Senhora para receber os visitantes com o melhor da hospitalidade mineira, com diversas atividades culturais, feira gastronômica e apresentações artísticas.
Diante da importância do segmento religioso na região, o Sebrae Minas estará promovendo, de 27 a 28 de julho, o Seminário Internacional de Turismo Religioso. O evento será realizado na cidade, conhecida pela religiosidade franciscana.
Durante os dois dias do evento, o Santuário Nossa Senhora dos Anjos vai receber especialistas nacionais e internacionais para discutir sobre o desenvolvimento de destinos turísticos que envolvem a fé e a peregrinação. O tema do seminário será “Fé e devoção pelos caminhos de Minas”.
A programação inclui a palestra magna no dia 27 de julho, às 14h, com Frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos. Em sua apresentação, o religioso vai falar sobre os 150 anos da presença franciscana no Vale do Mucuri e como o turismo religioso contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. “Os santuários confiados à nossa ordem são centros de evangelização e de devoção, com destaque à realização de ações de solidariedade oferecidas aos menos favorecidos”, afirma Frei Arles.
Em Itambacuri, o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais

Para Frei Eduardo Melo, pároco e servidor do Santuário, celebrar 150 anos da devoção a Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri é fazer memória do trabalho missionário de dois freis que vieram da Itália, em 1873 – Frei Ângelo Sassoferrato e Frei Serafim de Gorizia –, os quais chegaram com uma missão específica: ajudar na evangelização e na catequese do aldeamento indígena da região. Abaixo, o relato do pároco:
“Ambos chegaram à cidade no dia 13 de abril de 1873 e aqui celebraram a primeira missa juntos dos indígenas, apoiados por pessoas de bem – brasileiros natos. Aqui, incrementaram a evangelização e criaram um dos principais aldeamentos da região do Mucuri em Minas Gerais. Para a nossa Província, é fazer memória de uma história que já perdura há mais de um século.
Temos aqui o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora dos Anjos já dura mais de 150 anos, passando de geração em geração. Foram mais de 250 freis que passaram nesta região evangelizando nos principais municípios do entorno da cidade de Itambacuri: Poté, Malacheta, São José do Divino, Pescador, Nova Belém, Itabirinha de Mantena, Central de Minas, São João do Manteninha etc.
São muitas as cidades nas quais os freis trabalharam realizando a missão da evangelização. Aqui construíram colégios, estradas, centros de recuperação para crianças, escolas particulares, um trabalho vinculado à saúde e à educação que visava não só a evangelização dos povos, mas o crescimento da população em si.
Aqui cresceram dois grandes hospitais: o Nossa Senhora dos Anjos e o Dr. Tristão da Cunha, tudo isso ligado ao trabalho dos missionários que serviram Deus e a Igreja nesta região.”
PROGRAMAÇÃO DA NOVENA
“Com Nossa Senhora dos Anjos, celebrando o Jubileu dos 150 anos”
Lema: “Rainha dos Anjos, dá-nos o vinho novo”
Horário das Missas: 5h30, 8h30, 15h e 19h
1º dia da Novena (Segunda-feira – 24 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – Porta do Céu”
Presidente da Celebração: Dom Félix – Bispo de Governador Valadares
2º dia da Novena (Terça-feira – 25 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – Espelho da Justiça”
Presidente da Celebração: Dom Aloisio Vitral – Bispo emérito de Sete Lagoas
3º dia da Novena (Quarta-feira – 26 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – Mãe de Misericórdia”
Presidente da Celebração: Dom Aloisio Vitral – Bispo emérito de Belo Horizonte
4º dia da Novena (Quinta-feira 27 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – mãe da nova criação”
Presidente da Celebração: Dom Marcelo Romano – Bispo emérito de Araçuaí
5º dia da Novena (Sexta-feira 28 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – mãe dos Missionários (as)”
Presidente da Celebração: Dom Marcelo Romano – Bispo emérito de Araçuaí
6º dia da Novena (Sábado – 29 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – Mulher que sabe escutar e amar”
Presidente da Celebração: Dom Ubiratan Lopes – Bispo emérito de Itaguaí
7º dia da Novena (Domingo – 30 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – estrela da manhã”
Presidente da Celebração: Dom Ubiratan Lopes – Bispo emérito de Itaguaí
8º dia da Novena (Segunda-feira – 31 de julho)
Tema: “Rainha dos Anjos – consoladora dos aflitos”
Presidente da Celebração: Frei Arles de Jesus – Ministro Provincial
9º dia da Novena (Terça-feira- 1 de agosto)
Dia da Indulgência da Porciúncula
Tema: “Rainha dos Anjos – Mãe do povo intercede pela Paz”
Presidente da Celebração: Dom Darci – Arcebispo da Diocese de Diamantina
HORÁRIOS DAS MISSAS NO DIA 2 DE AGOSTO
5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 14h e 15h
Missa Solene (celebração temática alusiva aos 150 anos) 10h: Dom Darci e Dom Messias
Saída com a Procissão: 16h30
Coroação e benção final no pátio do Santuário, com todos os frades no palco