Vice-presidente no quadriênio 2019-2023, arcebispo de Porto Alegre (RS) ficará à frente da entidade pelos próximos quatro anos

Laís Silva / A12
Nesta segunda-feira (24), sexto dia da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o episcopado brasileiro deu início ao processo que vai eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio (2023-2027).
Dom Jaime é arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), tem 62 anos e foi ordenado bispo em 2010. Seu lema episcopal é “In Cruce Glorariari”, Gloriar-se na Cruz.
O bispo estava ocupando a cadeira de 1º Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos e deve assumir a cadeira de presidente após a posse oficial da presidência, depois que todos os nomes forem eleitos.
O episcopado ainda tem que eleger mais três nomes para compor a presidência: 1º Vice-presidente, 2º Vice-presidente e Secretário Geral. Além de 12 nomes para compor a presidência de cada uma das comissões da CNBB, dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Pronunciamento do Novo Presidente
Eleito nesta tarde, Dom Jaime se tornou o 14º presidente da CNBB. Em seu primeiro pronunciamento oficial, o arcebispo afirmou com alegria que recebe esta notícia com humildade e que é instrumento daquele que conduz a Igreja, o Senhor.
“Eu acolho a eleição com muita humildade, com tanta simplicidade, com temor e tremor, mas orientado pela fé de que quem conduz a Igreja é nosso Senhor, não somos nós. Nós somos instrumentos. Então é com esse espírito que me coloco a serviço, durante os próximos quatro anos, da nossa Conferência”.
Ao final de seu pronunciamento, agradeceu os presentes e reafirmou que “O Evangelho é a referência, não outra coisa”.
Saiba quem é Dom Jaime Spengler
Conheça o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Letícia Dias / A12

Nesta segunda-feira (24), Dom Jaime Spengler foi eleito, pelo episcopado brasileiro, o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 60ª Assembleia Geral dos Bispos.
O arcebispo metropolitano de Porto Alegre tem 62 anos e nasceu na cidade de Gaspar, em Santa Catarina, no dia 06 de setembro de 1960. Atuou como vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 2019 e abril de 2023. Foi eleito 1º Vice-presidente da CNBB em maio de 2019.
Episcopado
Dom Jaime é arcebispo de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que na mesma época recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.
Anteriormente, em 10 de novembro de 2010, havia sido nomeado pelo Papa Bento XVI, como bispo titular da Arquidiocese de Porto Alegre.
Foi ordenado bispo pela imposição das mãos do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, no dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Gaspar. O seu lema episcopal é o versículo “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6, 14).
No balanço da presidência da CNBB (2019-2023), Dom Jaime comentou um fato que o marcou como membro ao longo desses anos:
“Uma experiência forte que me marcou foi a visita que fizemos logo no início de nossa gestão à Diocese de Boa Vista, (RR), quando tivemos oportunidade de verificar “in loco” o trabalho de acolher os migrantes venezuelanos e haitianos, desenvolvido pela Diocese de Boa Vista e o Exército brasileiro, com a colaboração de variadas forças da sociedade. A colaboração de muitos certamente fez a diferença neste trabalho de acolhida!”, afirmou.
Cargos ocupados
1º Vice-presidente da CNBB
Bispo referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro – Roma
Bispo referencial CNBB – Regional Sul 3 para a Vida Consagrada e Ministérios ordenados
Vice-presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé da CNBB
Formação
Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), porém concluiu o curso no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre e CNBB