Do Túmulo de São Pedro ao sucessor de Pedro: a visita dos bispos do Rio de Janeiro

“Nós tínhamos acabado de concelebrar a Santa Eucaristia diante do Túmulo de São Pedro e subimos com o encontro para o sucessor de Pedro. Uma manhã de simbolismo eclesial e de fé”, disse dom Antônio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, após audiência com Francisco na manhã desta segunda (3). Os bispos do Regional Leste 1 da CNBB começaram a visita ad Limina.

A audiência de Francisco com o episcopado brasileiro.

Ouça a reportagem e compartilhe

Andressa Collet – Vatican News

Mais uma semana de um pedacinho do Brasil dentro do Vaticano. Nesta segunda-feira (3), na Biblioteca Apostólica, o Papa Francisco recebeu os bispos do Regional Leste 1 da CNBB, isto é, representantes de 11 circunscrições eclesiásticas do Estado do Rio de Janeiro que estão divididas em duas províncias: a de São Sebastião do RJ e a de Niterói. O encontro com o Pontífice deu o pontapé inicial para as atividades da visita ad Limina Apostolorum, após a celebração junto ao Túmulo de São Pedro na Basílica Vaticana, como bem recordou dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro:

“Nós tínhamos acabado de concelebrar a Santa Eucaristia diante do Túmulo de São Pedro e subimos com o encontro para o sucessor de Pedro. Uma manhã de simbolismo eclesial e de fé.”

Mostramos naquele momento, acrescentou dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, “a nossa comunhão e unidade com toda a Igreja, caminhando unidos com Pedro e sobre Pedro”.

Encontro de profunda comunhão eclesial

Foram duas horas de audiência com o Papa no Vaticano, num encontro marcado, como sempre, pela fraternidade e liberdade em tocar em diferentes assuntos, salientou ainda o bispo auxiliar do RJ: um encontro de profunda comunhão eclesial. Como ratificou dom Orani:

“Ele nos colocou à vontade para que falássemos, conversássemos e perguntássemos. E o Papa respondeu às perguntas dos bispos, uma a uma, com muito carinho e demonstrando suas orientações e suas ideias. E concluímos a manhã de hoje com a oração do Angelus com o Santo Padre.”

Assim, os bispos do Rio de Janeiro puderam “ouvir o coração do Santo Padre”, disse o cardeal Orani, para iniciar oficialmente a semana de visita ad Limina. Segundo o presidente do Regional Leste 1 e arcebispo metropolitano de Niterói, dom José Francisco Rezende Dias, nos encontros com os colaboradores dos dicastérios do Vaticano somos chamados “a conversar sobre as situações das nossas dioceses a partir de um relatório que foi previamente enviado e respondido”. As atividades terminam no próximo sábado (8), com um encontro de avaliação da visita ad Limina.

Artigo anteriorHistória dos Frades Menores Capuchinhos, Ordem fundada por São Francisco de Assis
Próximo artigoSão Francisco de Assis: o Santo que inspira o Papa