Em 1870 São José foi oficialmente declarado Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX
Celebra-se neste sábado, 19 de março, a Solenidade de São José. É o dia em que a Igreja, espalhada pelo mundo todo, comemora solenemente a santidade de vida do seu patrono. Nos dias 16, 17 e 18 de março os frades Capuchinhos realizam o Tríduo de São José em preparação para a festa, coordenado pela Pia União de São José do Santuário Basílica de São Sebastião, no horário das 18h, sendo precedido pelo Terço, às 17h. No sábado, 19, dia do Patrono da Igreja Universal, será celebrada Missa Solene, às 17h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário Basílica, Facebook e Youtube. O gesto concreto para os dias do Tríduo será leite em pó e deverá ser entregue na hora do Ofertório.
São José foi um descendente da casa de Davi, conhecido por ser marido da Virgem Maria. Assim, foi escolhido por Deus como o defensor da Sagrada Família, e esteve ao lado de Maria, contribuindo para a educação e proteção do menino Jesus. Sua simplicidade é notória, assim como sua devoção e amor a Deus. Por isso, se você quer saber mais sobre a história de São José, veio ao lugar certo! Aqui você vai descobrir curiosidades acerca de sua vida e acerca de seu culto no Brasil. É só continuar com a gente e conferir!
Conheça a história de São José
São José era um carpinteiro que levava uma vida simples na Galileia. Ele era uma pessoa trabalhadora, justa e honesta. Contudo, embora já fosse noivo, ao descobrir sobre a gestação de Maria pensou em abandoná-la acreditando que o filho não era dele. No entanto, em um sonho um anjo apareceu para ele e disse que o filho que Maria estava esperando era filho de Deus, e havia sido concebido por intervenção do Espírito Santo. Assim, ele casou com ela.
Na ocasião do nascimento de Jesus, José foi novamente avisado pelo anjo que Herodes tinha intenções de matar a criança. Assim, recomendou que ele pegasse a família e partisse para o Egito, onde viveram por quatro anos. Depois disso, o anjo apareceu mais uma vez a José dizendo que ele poderia voltar em segurança a Nazaré. E assim eles voltaram para Israel.
Saiba mais sobre o culto a São José
Há muitas passagens inspiradoras na história de São José. Por essa razão, ele foi reconhecido na liturgia Romana por volta de 1479, sendo seu culto celebrado em 19 de março. No entanto, foi apenas em 1870 que São José foi oficialmente declarado como Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX.
A partir daí o Papa Leão XIII e posteriormente o Papa Bento XV exaltaram as virtudes de São José e ele foi nomeado patrono da justiça social. Sua importância é tamanha que o Papa Pio XII criou uma segunda festa em sua homenagem, em primeiro de maio, sendo reconhecido também como patrono dos carpinteiros e trabalhadores, posto que foi ele quem ensinou esse ofício a Jesus.
Na arte sacra ocidental, São José aparece com o menino Jesus nos braços ou com um lírio nas mãos, representando a vitória de todos os santos.